sexta-feira, 30 de setembro de 2011 2 comentários

Jantando com dinamarqueses

Essa semana fomos convidados para jantar na casa de dinamarqueses. Muita gente diz que os dinamarqueses são frios e realmente a maioria o são, mas lógico que se encontra famílias iguais a essa que tanto nos acolheu (mas isso tem em todo lugar né!!!) O nome dos anfitriões: Torben e Bodil (isso mesmo, são nomes dinamarqueses não estranhem). Esse casal tem nos ajudado muuuuito, mas muito mesmo aqui, tudo o que precisamos eles arrumam pra nós. Fomos muito bem recebidos, família toda reunida. O filho deles é casado com uma brasileira de nome Danila que tem uma filhinha acho que de 2 meses (Olivia). Casa linda, comida gostosa (tinha arroz no lugar das famosas batatas dinamarquesas - famosas porque todo mundo aqui só come batatas kkkkkk), vinho excelente, sobremesa delícia de sorvete... Conversamos sobre muitas coisas do Brasil e aqui da Dinamarca. Quiseram nos deixar bem a vontade, até brinquedos para o Rafa e a Fefe eles arrumaram. A lareira esquentava a noite fria. E infelizmente durou tão pouco... A noite passou voando. Muito obrigada pessoal, vocês são enviados de Deus pra cuidar de nós aqui nessa terra. 
Infelizmente nessa foto eu não apareci porque eu fiz a função de fotógrafa, mas o Torben tirou outras que assim que ele me mandar eu posto. 
0 comentários

Uma delícia para comer tomando um café ou chá!!!

Bolo de farinha de trigo

Bom, a galera que lê o blog sabe da minha saga pra tentar fazer esse bolo, acabei fazendo uma receita da internet que me rendeu um bolo gostoso, mas meio cremoso. Eu sabia fazer esse bolo de farinha de trigo que ficava fofinho, fofinho, uma delícia e muuuuuito fácil de fazer. Só que meus cadernos de receita ficaram todos no Brasil e eu não lembrava de jeito nenhum a receita. Depoooooois que eu fiz o solado e o cremoso eu lembrei da receita e como bolo aqui em casa acaba praticamente no mesmo dia já fiz o que eu lembrei hoje. Haaaaaa detalhe, agora já sei como usar meu forno rs. Não tem erro, é tudo muito simples, então lá vai a receita:

Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar 
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de leite
- 2 colheres (sopa) cheias, de manteiga sem sal (eu uso o que tiver, manteiga, margarina, com sal, sem sal rs e pra mim sai a mesma coisa, uma delícia)
- 1 colher (sopa) cheia de fermento
Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Coloque em uma vasilha as gemas, o açúcar e a manteiga. Bata até ficar um creme esbranquiçado (é melhor que a manteiga esteja em temperatura ambiente porque o processo é mais rápido). Adicione alternadamente a farinha de trigo e o leite nesse creme. Bata até ficar homogeneo. Adicione as claras em neve, incorporando (não é pra bater) e logo depois o fermento. Unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Leve ao forno Médio (180 graus) até que enfiando um palito ele saia limpo. Enfie o palito no meio que é o lugar mais demorado pra assar. Esse bolo fica com uma casquinha por cima, uma delícia!!! A medida da xícara é 240 ml.

Esse eu fiz a cobertura à parte e cada um colocava o tanto que queria. Pensa... comemos tanto que só sobrou uma fatia rs.
0 comentários

Pra rir um pouco HAHAHAHA...

Pegadinha da babá (é da mesmo porque esse carinha aí é meio...)




Gente toda vez que eu vejo essa pegadinha eu dou muita risada!!! Espero que vocês também ;)
1 comentários

Solução do cubo mágico

        Uma vez meu marido resolveu compra um cubo mágico, na verdade vinham 3 pequenos e foi tentar desvendar o mistério. Ele ficou não sei quanto tempo (dias) tentando montar as cores certinhas e foi buscar a solucão no you tube (em vídeo claro rs). Ficou mais um tempo pra chegar a solucão e conseguiu. Meu filho Rafa também tentou, agora já com as explicacões do vídeo e conseguiu também. Eu como não sou boba resolvi o meu rapidinho assim: 

Não é muito mais fácil??!! :)
0 comentários

Corridinha hoje. Delícia!!!

Desde que cheguei aqui  (a 2 meses) nunca mais fiz um exercício físico, só me alongava. Depois de tudo arrumado, hoje comecei a me exercitar. Deixei as crianças com o maridão (Rafinha assistindo filme e Nandinha dormindo). Como ele sabe que gosto muito de andar só falou assim: "Vê se não volta daqui a 6 horas" rs. Ele sabe o tanto que eu gosto de andar, correr, ainda mais em lugares tranquilos, com natureza ao redor. Andei 35 minutos e trotei 25 minutos. Quando parei de correr meu corpo estava todo anestesiado e a sensação era maravilhosa!!! Cheguei em casa, eles olharam pra mim e o Du (meu marido) perguntou: "Você colocou sua cabeça aonde, dentro do forno?" rs. Tomei um banho revigorante (estava muito cansada) e fomos brincar com as crianças no parquinho aqui perto. Aqui na Dinamarca entramos no outono (e outono aqui chove, venta e fica bem frio), mas ja a dois dias que parece verão (especificamente em Viborg onde moramos), um sol (chega a fazer 26 graus) e uma brisa leve gostosa. Muito gostoso o dia hoje!!! Ameeeeiii. Obrigada Papai do Céu.
0 comentários

Baixe um livro e leia. É fácil assim!!!

        Quem viaja muito não dá pra ficar trazendo e levando muita coisa, então compramos aqui o mínimo possível e trazemos o mínimo possível também quando vamos ao Brasil. Livros!!! Algo que precisamos muito e que pesam bastante, então só os do Rafinha da escola mesmo. Achei dois sites super bacanas pra quem gosta de ler. Vai de biologia, história antiga, a poemas e línguas. Tem uma imensidão de autores e não só brasileiros.
Os sites são:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
(esse do Ministério da Educacão) e
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_portugues1.htm 

0 comentários

Quando a idade pesar...



Use o espetacular:


Como diria o Zola Pai (meu sogro) "isso é feitiçaria" rsrsrs. Não Zola Pai, é apenas tecnologia.
*Gente eu não sei de quem é a foto, eu tirei da net e não queria colocar ninguém conhecido (atores e atrizes por exemplo).

quinta-feira, 29 de setembro de 2011 0 comentários

Desvendando o mistério da água que vira gelo em 1 segundo



Mistério desvendado!!! O que na verdade acontece é uma reação química com o acetato de sódio e não água. A solução sobressaturada de sódio vira o que chamam de gelo quente instantâneo. Não é recomendado ingerir esse gelo!!!
0 comentários

Congele água em 1 segundo




E ainda teve gente que foi fazer o teste e postou no you tube, fez com água quente, fria, esperou quase 10 minutos pra ver se algo acontecia hahahahahaha...
quarta-feira, 28 de setembro de 2011 0 comentários

Como é morar em outro país??

       Fernando Pessoa: "A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos."
Nascemos e ainda não sabemos qual caminho vamos seguir, por onde vamos deixar nossas marcas, quais pessoas vamos conhecer e quantas ficarão em nossas vidas para sempre, do que realmente vamos gostar de fazer... entre tantas outras coisas. Parece que quando eu era pequena o tempo passava mais devagar. Você nao tem essa mesma impressão?? O JN demorava um século para acabar, uma partida de futebol era uma eternidade, o culto na igreja não tinha fim... Agora que estou adulta é tudo tão rápido. Queria poder ter mais horas no dia para fazer o que quero, o que preciso!! Às vezes as horas de sono se transformam em horas de trabalho, de leitura, de reflexão, de ginástica... Os dias, os meses, os anos estão voando, meus filhos estão crescendo como se tivesse tomado fermento. E mais um ano está chegando ao fim... Lá vem as festas de final de ano de novo e é tudo tão bom e tão corrido. Revemos pessoas que não víamos a bastante tempo e isso se esgota tão rapido que mal dá pra colocar todos os papos em dia e já temos que nos despedir. Mas a vida é assim e temos que seguir em frente. Uns vem, outros vão... Nós vamos e temos que voltar.

Morar fora do seu país de origem tem suas vantagens e desvantagens. A saudade é imensa, de tudo na verdade, até do jornaleiro domingo cedo gritando "Olha ae o Correio"(quem é de Brasília vai saber do que estou falando rs) *acho que exagerei agora, ninguém merece, domingo pela manhã ser acordado por alguém gritando na rua vendendo jornal kkkkkk*. Mas até dessas coisas eu lembro. O cheiro é diferente, não é aquele mesmo cheirinho de terra molhada quando a chuva comeca a cair. "As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá". É... "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá". Mas é muito bom conhecer outras culturas, outras pessoas que vivem de forma totalmente diferente de nós, com outros costumes. Já conhecemos alguns países, uns moramos, outros passeamos e quanta coisa que pra nós é até engraçado ou até mesmo ridículo que pra eles é tão normal. Mas nossa cultura pra eles também é bem estranha. Cada um no seu quadrado!!! Às vezes temos uma visão totalmente diferente do que na verdade é nos surpreendemos também. E é uma surpresa boa. Faltam amigos, pessoas com quem conversar, visitar, dar uma passeada a toa. Principalmente no começo, depois as pessoas vão se abrindo um pouco (um pouco rs). Mas dou graças a Deus pela internet, ela ajuda muito a matar um pouco da saudade. Até daqueles que fizemos amizade onde moramos e deixamos pra trás. Quando eu era adolescente sempre falei pra minha mãe que um dia eu iria morar fora do Brasil. Mas nunca me importei em correr atrás disso, acho que falava meio pra provocar na hora da raiva. Eu tenho a convicção que quando algo tem que acontecer ele simplesmente acontece. Não precisa você correr atrás. E nem fazer de tudo pra não acontecer. Simplesmente acontece...Tudo vai se encaixando e você vai sendo levado. Claro que isso não é pra tudo e nem podemos saber o que temos que correr atrás ou não. Sei que se quero realmente algo tenho que batalhar, tentar ser o melhor em tudo o que fizer. Sempre fazer o que tem que ser feito e não somente o que me pedem. Então o caminho veio pra esse lado e seguimos. Mas... conhecemos muitos lugares, damos uma excelente qualidade de vida para nossos filhos, moramos em um excelente lugar, onde o índice de violência é baixíssimo e onde às vezes o sol brilha até quase meia noite :) Aqui é muito bonito, muito sossegado, tranquilo. Só tenho a agradecer a Deus. Obrigada pela oportunidade por que no final das contas o "sacrifício" vai ter valido a pena. E só Deus sabe quanto tempo isso vai durar (até já nos foi falado o que precisamos fazer pra ter o visto permanente sem nem mesmo a gente ter falado que pretendíamos isso, pois até agora nao é uma pretencao nossa).
0 comentários

Ter filhos é...

Eu nunca pensei que iria cuidar de crianças por tanto tempo. Já são quase 10 anos, em tempo integral. Eu amo meus filhos, eles são uma dádiva de Deus, o maior presente que Ele me deu. Mas também não vou dizer que não cansa!!! Muita gente pensa que cuidar da casa e de filhos é uma tarefa fácil. Limpar, fazer comida, lavar roupa, passar roupa, fazer compras, dar comida aos pequenos, dar banho, trocar fralda, fazer dormir, levar na escola, buscar na escola, brincar, ler historinhas, levar para passear e brincar no parquinho, ouvir aquele choro que parece que não vai parar nunca... Não são poucas as tarefas de uma dona de casa em tempo integral!!! Claro que o marido aqui ajuda, mas mesmo assim o trabalho é árduo. Tem dia que me dá uma vontade de sair andando sozinha, na paz, tranquilidade, só euzinha. Mas quando dou uns passos e me vejo sem eles me dá uma saudade, uma vontade de estar perto... Vai entender!!! Mas tudo isso compensa quando eles olham para você e com o sorriso mais doce do mundo diz MAMÃE. Isso não tem preço!!! Olhar aqueles olhinhos inocentes que dizem a todo momento: 
- Você me protege.
- Você me enche de amor.
- Você cuida de mim.
- Você me ama e eu não tenho nada para retribuir, só eu mesmo do jeitinho que sou...
Eu penso no momento em que terei de deixa-los para trás, quando abandonarei o meu cargo de mamãe em tempo integral para trabalhar. Penso também no momento em que eles me deixarão para trás, quando crescerem e escolherem seus caminhos... Sei que sempre serei a mamãe, nunca vão se esquecer de mim, mas também sei que a vida deles não dependerá mais da minha... Isso de uma certa forma me entristece
quando penso, mas será o melhor para eles. Independência... Não posso mante-los para sempre em baixo das minhas asas, mas por um tempo posso aquece-los, alimenta-los e ajuda-los no que precisarem, dando todo o meu amor e carinho. A mamãe daqui a pouco vai ter que passar menos tempo com vocês, mas isso não significa que não sentirei saudade, que não estarei pensando em vocês a todo momento, que não ficarei doida para chegar em casa e amassar vocês de tantos abraços e beijos... AMO MUUUUITO VOCES MEUS FILHOTES!!!

0 comentários

Contagem das semanas na gravidez.

Das duas vezes que fiquei grávida eu nunca aprendi a fazer essa contagem das semanas, eu aprendia e sempre me perdia. Então resolvi postar aqui para ajudar as gravidinhas e futuras gravidinhas (o que não é o meu caso, tenho 2 - um menino e uma menina - e está de bom tamanho hahaha).
Por que sua conta nunca bate com a conta do médico?
O médico começa a contar desde o primeiro dia do último período menstrual (quando a mulher não sabe dizer o dia exato da concepção), ou seja, provavelmente duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. O cálculo também é feito por semanas, ao invés de meses. Por exemplo, 4 semanas é igual a 28 dias, que resulta em um mês lunar (aproximado). Diferente de um mês que você está acostumada, que em geral tem 30 ou 31 dias, o que dificulta a contagem. Portanto, iremos considerar que a gravidez dura em média 280 dias ou 40 semanas.
DE SEMANAS PARA MESES
De 1 a 4 semanas e meia = 1 mês de gravidez
De 4 semanas e meia a 9 semanas = 2 meses de gravidez
De 9 semanas a 13 semanas e 2 dias = 3 meses de gravidez
De 13 semanas e dois dias a 17 semanas e 5 dias = 4 meses de gravidez
De 17 semanas e 5 dias a 22 semanas e 1 dias = 5 meses de gravidez
De 22 semanas e 1 dia a 26 semanas e 4 dias = 6 meses de gravidez
De 26 semanas e 4 dias a 31 semanas = 7 meses de gravidez
De 31 semanas a 35 semanas meia = 8 meses de gravidez
De 35 semanas e meia a 40 semanas = 9 meses gravidez
2 comentários

Torta Holandesa

Ao contrário do que muitos pensam, a torta holandesa não foi importada da Holanda, ela tem sua origem no Brasil, mais precisamente na cidade de Campinas. A receita original foi criada por Sílvia Leite que é diretora de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Holandesa & Cia. Diz ela que o nome da receita foi uma homenagem a uma família holandesa que conheceu enquanto morou na Inglaterra, mas que a torta foi mesmo criada no Brasil. Quando criou a torta, em 1991, Sílvia era proprietária de um pequeno café no centro de Campinas. O sucesso da nova sobremesa foi tão grande que ela se desfez do estabelecimento, para se dedicar às vendas da torta e criou a Holandesa & Cia (http://www.mrbey.com.br/).  Eu só sei que essa torta é uma delííííícia, de se lamber os lábios!!! É uma torta com borda de biscoito Calipso Nestlé, com recheio de sorvete e cobertura de chocolate. Só de ler já não de água na boca??!! É super fácil de fazer e muito prática!!

Ingredientes:
Cobertura
- 1/2 lata de creme de leite
- 100g de chocolate meio amargo
Massa
- 1 pacote de biscoito Combina com leite e mel Nestlé (ou o básico de maisena mesmo)
- 100g de manteiga
- 1 caixa de biscoito Calipso original Nestlé
Recheio
- 1/2 lata de creme de leite
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 pote de sorvete de creme

Preparo:
Bata o biscoito Combina no liquidificador até obter uma farofa fina. Coloque esta farofa em uma tigela, junte a manteiga e misture até obter uma massa homogenea. Reserve. Coloque os biscoitos Calipso em toda lateral de uma forma de aro removível (26cm de diâmetro), forre o fundo com a massa de biscoito e reserve. Bata o creme de leite com o açúcar e o sorvete na batedeira e coloque o recheio sobre o fundo de massa reservado. Cubra com papel de alumínio e leve ao freezer por cerca de 12 horas. Coloque o creme de leite em um recipiente refratário e leve ao banho-maria, mexendo sempre até que a água ferva. Desligue o fogo e misture o chocolate picado, mexendo até formar um creme  homogeneo. Espere esfriar, cubra a superfície da torta e sirva.
Obs. - Se preferir pode fazer esta cobertura: Leve ao banho-maria 1/2 lata de creme de leite, 1 colher (chá) de manteiga, 2 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, até formar um creme homogeneo. Espere esfriar e cubra a torta. Depois de pronta, mantenha a torta no freezer.

MINHAS OBS:  Aqui não tem o biscoito Calipso, tem um parecido que é mais grosso e tem caramelo dentro o que não me agradou porque como tem q ficar no freezer fica muito duro na hora de comer. O sorvete que usei não foi KIBON, percebi que o que eu usei derrete mais rápido. Ao fazer a casquinha do fundo observe para que ela fique fina, a minha ficou meio grossa e não gostei porque ao ir ao freezer fica duro  e na hora de comer não é legal.
              
 Agora tem a versão mini. Olha que fofa...
             
0 comentários

Dá para calcular o quanto um país é feliz?

No início de 2011 a revista Exame publicou uma matéria sobre um estudo que mediu a felicidade de 110 países pelo mundo (praticamente 90% da populacão mundial) e concluiu que os noruegueses são os mais felizes do mundo. Esse estudo foi feito pelo Instituto Internacional Legatum, com base em uma lista considerável de critérios. Além de apresentar o vencedor, o Legatum explicou como chegou a esta conclusão. Levou-se em conta fatores que contribuem não só para que a nacão um todo enriqueca, mas para que cada cidadão tenha garantias de bem estar e de estabilidade financeira (acesso a educacão e saúde; liberdade política e religiosa; estabilidade financeira; nível de emprego; poder aquisitivo; grau de burocracia e facilidade para abrir o próprio negócio; número de casamentos e divórcios, dentre outros). Na lista dos 10 primeiros não há grandes surpresas. Países nórdicos (Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlandia e Islandia), Canadá, Suíca e grandes economias européias tem presenca certa. Na décima posicão, mesmo depois das sacudidas da crise, estão os EUA. Vale mencionar que a Irlanda, que sofreu durante o ano de 2010 com graves problemas fiscais, é o décimo primeiro país mais feliz do mundo, de acordo com a pesquisa. O nosso Brasil aparece no ranking na 45 posicão, menos feliz que Trinidad e Tobago (44), Malásia (43) e Argentina (41). Uma escritora e tradutora inglesa que mora na Dinamarca desde 1993 (Sally Laird) escreveu uma matéria sobre a Dinamarca já ter sido considerada o país mais feliz do mundo e sempre ficar entre as primeiras. A matéria é bem interessante e relata um pouco de como é o país.

Por que os herdeiros de Hamlet são felizes?
Sally Laird
"Eu moro na Dinamarca, o país mais feliz do mundo. Neste verão, a Universidade de Michigan publicou os resultados da sua Pesquisa de Valores Mundiais, e lá estávamos nós, mais uma vez no topo da liga da felicidade. Vários estudos recentes chegaram ao mesmo resultado: em 2006 a Dinamarca foi a primeira colocada entre os 178 países do Mapa da Felicidade elaborado pela Universidade de Leicester. E ela foi novamente a primeira no Banco de Dados Holandês da Felicidade Mundial, em 2005, e ficou no topo em todas as pesquisas Eurobarometer nos últimos 30 anos. Qual é o segredo da satisfação dos dinamarqueses? "Fria, sombria, monótona Dinamarca", foi como dois atônitos norte-americanos descreveram o lugar no telejornal ABC News, acrescentando que trata-se de um país no qual "os estóicos moradores usam sapatos de design utilitário e comem sanduíches de sardinha". Os dinamarqueses pagam os impostos mais elevados do mundo (entre 42% e 68%), desfrutam de poucas horas de sol, apresentam um índice de divórcio maior do que o da maioria dos outros países europeus, têm uma longevidade que encontra-se apenas na média européia e bebem mais do que o limite saudável. Então, o que está se passando?Em 2006, pesquisadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Sul da Dinamarca examinaram uma gama de possíveis fatores, como os genes, a prática do ciclismo e a culinária. Em um agradável relatório, eles ofereceram duas explicações: os dinamarqueses jamais perderam a alegria resultante da conquista do campeonato europeu de futebol em 1992 (o grau de felicidade atingiu níveis inéditos naquele ano, e desde então permaneceu no mesmo patamar), e - a principal descoberta - os dinamarqueses, ao contrário dos pessimistas gregos e italianos, têm expectativas muito baixas em relação ao futuro imediato. "Ano após ano, eles têm uma surpresa agradável ao descobrirem que nem tudo está ficando mais podre no Estado da Dinamarca". De forma algo mais solene, Karen Jespersen e Ralf Pittelkow - autores do livro "Os Felizes Dinamarqueses", de 2005 - identificam a chave do bem-estar no igualitarismo, no espírito público e na coesão que caracterizam aquela que eles chamam de "a sociedade da confiança elevada". Dois terços dos dinamarqueses dizem que podem confiar na maioria dos cidadãos do país - comparados a 30% no Reino Unido e a apenas 3% no Brasil. E, surpreendentemente, 84% afirmam ter certeza de que os políticos, os funcionários públicos, o judiciário e a polícia atuam com correção.A conseqüente disposição em pagar altos impostos é recompensada, e reforçada, pelos eficientes serviços públicos e generoso atendimento aos doentes e desempregados. Mesmo assim, vários vizinhos dos dinamarqueses contam com as mesmas vantagens, mas apresentam valores mais baixos nas escalas de felicidade. Então, tanto o estado de espírito quanto as circunstâncias são sem dúvida um fator determinante, e aqui nós recorremos novamente à explicação dos nossos pesquisadores: baixas expectativas. Os dinamarqueses, embora dispostos a admitir que estão "contentes" ou "muito contentes" no presente, aparentemente demonstram uma cautela excepcional quando se trata de afirmar que tal felicidade será duradoura. Será que isto não passa de um sinal de pessimismo não declarado, ou de um reconhecimento sadio de que o futuro é imprevisível? De qualquer forma, um corolário disso pode ser o fato de os dinamarqueses terem mais disposição do que outros povos para desfrutar dos pequenos e tangíveis prazeres presentes da vida. Avessos à pressa, os dinamarqueses são bons quando se trata de fazer uma pausa para marcar, por meio de algum pequeno ritual, até mesmo o mais trivial acontecimento do dia. Os dinamarqueses não "devoram" os sanduíches de sardinha. Eles sentam-se à mesa, montam cuidadosamente os sanduíches (alcaparras, gema de ovo, cebola picada, conservas), abrem um guardanapo e pegam uma faca e um garfo, e talvez até mesmo acendam uma vela. A seguir, enchem um copo de schnapps e dizem "skal".Em nenhum outro lugar esta cerimonialidade é mais evidente do que nos ritos de comemorações das datas que pontilham o calendário dinamarquês: porque, ao contrário da imagem azeda que fazem deles, os dinamarqueses têm uma grande capacidade de conviver com os outros. E essas comemorações lembram um padrão de vida mais antigo, com um foco no cíclico e no comunal, e não no linear e no individual. Em um típico aniversário de 60 anos do qual participamos recentemente, os anfitriões começaram o jantar "costurando juntos" todos os que estavam na sala, apresentando todos nós aos outros convidados e recordando aventuras compartilhadas. Eles fizeram com que cada um de nós sentisse-se significativo, parte de uma narrativa conjunta que era também uma narrativa do nosso tempo, da nossa geração. Às vezes a comemoração é elaborada explicitamente para marcar a passagem de todo um grupo para um novo estágio da vida, como quando os alunos terminam o segundo grau. Aqui, também, a ênfase encontra-se na experiência compartilhada, e não na realização individual. Assim que as provas (em sua maioria orais) terminam, as notas são distribuídas e o "chapéu de estudante" (um boné em estilo naval) é fornecido a todos os alunos, cada turma aluga uma caminhonete decorada festivamente e dirige pela cidade visitando a casa de cada colega. Mais tarde os alunos participam de uma cerimônia formal de despedida na escola, e a seguir dirigem-se a uma série de festas realizadas na casa de cada um. Eles trocam presentes, poemas e cartões. Duas amigas da minha irmã disseram que aquela foi a semana mais feliz da vida delas. Enfim, tudo isso é bem diferente daquela minha experiência solitária na formatura do segundo grau, que consistiu em abrir um envelope marrom em agosto.Na década passada, isso começou a mudar. Até agora, a Dinamarca não se saiu especialmente bem no que diz respeito a integrar-se aos "novos dinamarqueses", e o problema em torno das charges de Maomé são apenas o exemplo mais espetacular disso. Uma quantidade excessiva de imigrantes continua desempregada, restrita a guetos e alienada nas bordas da sociedade dinamarquesa. Para que a Dinamarca mantenha a sua imagem de coesão, ela precisará encontrar novas e criativas formas de atrair os estrangeiros. Mas será uma pena se, no decorrer desse processo, o país perder os seus próprios valores: entre outras coisas, o entendimento de que a felicidade depende em parte de prestar atenção nas coisas positivas e prezar os amigos."
0 comentários

Pesos e medidas culinárias. Quem nunca precisou?

Direto quando mudo de país tenho que ir atrás das medidas para fazer uma receita. Então para facilitar minha vida vou copia-las aqui!!!

Equivalências entre pesos e medidas usadas na culinária:
  • Chocolate em pó (cacau em pó)
    • 1 xícara = 90 g
    • 1/2 xícara = 45 g
    • 1/3 xícara = 30 g
    • 1/4 xícara = 20 g
    • 1 colher (sopa) = 6 g
    • 1 xícara = 200 g
    • 1/2 xícara = 100 g
    • 1/3 xícara = 65 g
    • 1 colher (sopa) = 15 g
    • 1 xícara = 160 g
    • 1/2 xícara = 80 g
    • 1/3 xícara = 54 g
    • 1/4 xícara = 40 g
    • 1 colher (sopa) = 10 g
  • Farinha de trigo
    • 1 xícara = 120 g
    • 1/2 xícara = 60 g
    • 1/3 xícara = 40 g
    • 1/4 xícara = 30 g
    • 1 colher (sopa) = 7,5 g
Convertendo Medidas
Medidas de volume:
Medida Americana............................ Medida Brasileira
1 teaspoon.................................................. 5 ml (1 colher de chá)
1 tablespoon............................................... 15 ml (1 colher de sopa)
1 fluid ounce (2 tablespoons)................... 30 ml (2 colheres de sopa)
2 fluid ounces (1/4 cup)............................ 60 ml (1/4 xícara)
8 fluid ounces (1 cup)................................ 240 ml (1 xícara)
16 fluid ounces (2 cups = 1 pint)..............480 ml (2 xícaras)
32 fluid ounces (2 pints = 1 quart)..........950 ml
128 fluid ounces (4 quarts = 1 gallon)..... 3.75 litros
Medidas de peso:
Medida Americana.......................... Medida Brasileira
1/4 ounce................................................... 8 gramas
1/2 ounce................................................... 15 gramas
1 ounce........................................................ 30 gramas
4 ounces...................................................... 115 gramas
8 ounces (1/2 pound)................................ 225 gramas
16 ounces (1 pound).................................. 450 gramas
32 ounces (2 pounds)................................ 900 gramas
40 ounces (2-1/4 pounds).......................... 1 quilo
# Quem se interessar em saber as medidas culinárias dinamarquesas
http://www.dk-kogebogen.dk/teknik/weight.php
# Quem quiser fazer a conversão de qualquer medida mundial:
http://www.convertworld.com/pt/
terça-feira, 27 de setembro de 2011 0 comentários

Dois dias para fazer um bolo!!!

O maldito bolo que estragou minha cobertura!!!

Esse bolo tem história. Ontem sai para comprar os ingredientes para fazer um bolo simples de farinha de trigo porque gostamos muito (não gostamos muito daqueles bolos cheios de recheios e cobertura disso e daquilo, um bolinho simples de laranja, farinha de trigo, baunilha, limão... é a preferência aqui!!!). Comprei todos os ingredientes (bom, eu pensava que tinham sido todos), mas... faltou o fermento!!! :( Então, eu afoita para fazer o tal do bolo fui olhar na internet um bolo sem fermento (eu já tinha ouvido falar em bolo sem ovos, sem leite, mas sem fermento sinceramente ainda não. Mas tem na net, um mooooonte!!! Peguei uma receita com foto e que me agradou. Fiz o tal do bolo e coloquei no forno. Olhava todo tempo para saber se pelo menos dava uma crescidinha... E não é que cresceu um pouquinho!!! Enfiei a faca e saiu limpa. Esperei esfriar um pouco e desenformei (já tinha feito a calda de brigadeiro que por sinal ficou uma delícia!!!). Joguei a calda por cima e voilà cortei o "maldito". Ele estava embatumado!!! HORRÍVEL!!! Só na aparência que ficou bonito), agora ninguém dava conta de comer, só raspar a cobertura  (ela estava boa viu!!!).

Então como não desisto, fui eu hoje no mercado comprar o fermento para fazer um novo bolo (o solado foi para o lixo!!!). Agora sim, tudo em casa fiz outro. Esse aqui:
Não ficou lindo??!! Ele ainda estava no forno essa hora. Eu toda contente abri o forno pensando que ele já estava no ponto e... As APARÊNCIAS enganando outra vez olha!!! O bolo lindo, maravilhoso por fora, estava um creme mole por dentro... Isso porque o meu forno é elétrico e eu não lembrava como usar (ele tem um monte de figurinhas que eu não lembro o que é pra que). Então fui eu ficar mexendo, se o bolo escurecia mais em cima eu mexia na figurinha que achava que era, se demorava eu mudava e assim foi até eu colocar a faca e sair limpa. Então ele ficou assim:
Fiz outra cobertura de brigadeiro e voilà, dessa vez deu certo!!! Pelo menos ninguém aqui reclamou, todos elogiaram. Então segue a receita:

Ingredientes
Massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 125 g de manteiga
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
- Brigadeiro mole

Modo de fazer
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme esbranquiçado. Vá juntando aos poucos a farinha de trigo peneirada e o leite. Bata um pouco até a massa fica homogenea. Incorpore as claras em neve e por último o fermento (sem bater esses dois), misturando bem devagar. Unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido (200 graus). Quando ele começar a crescer baixe o forno para 180 graus. Estará pronto quando enfiar um palito ele sair limpo. Não abra o forno antes de 10 min. Para a cobertura faca um brigadeiro mole e reserve. Desenforme o bolo depois de frio e jogue a calda por cima.

                     Bom apetite!!! Testado e aprovado!!!
sexta-feira, 23 de setembro de 2011 0 comentários

Não compre gato por lebre!!!


Eu muitas vezes vou ao açougue e nem sei se o atendente pegou o pedaço de carne que pedi. Mas vai na base da confiança né, se não o freguês não volta. Mas é sempre bom saber o que se está comprando e o que fica melhor fazer com cada tipo de carne.
Corte de carne:
  1. Paleta
  2. Fraldinha
  3. Peito
  4. Capa de filé
  5. Cupim
  6. Ponta de agulha
  7. Pescoço
Acém (J) - É o maior pedaço e mais macio do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra que deve ser cozida. Muito versátil, pode ser utilizado em ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados, bifes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho.
Alcatra (B) - Melhor parte do traseiro bovino, localizada na parte interna da coxa. É um corte macio e se divide em: ponta de alcatra, usada para bifes, e alcatra propriamente dita. Boa para assados e grelhados. também fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha, porém devem-se evitar cortes finos, pois a carne pode ressecar.
Contrafilé (F) - Carne proveniente do lombo do boi, macia, redonda, firme e de paladar bem acentuado. Possui uma camada de gordura na lateral que mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelha e assados.
Coxão duro (D) - É um músculo grande, com fibras mais longas e rijas e gordura concentrada na parte externa. Exige cozimento lento, sendo ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada, cozidos ou utilizado moído em molhos e refogados.
Coxão mole (A) - É um músculo do interior da perna, arredondado, com fibras curtas e consistencia macia. Indicado para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, bifes finos e enrolados, ou então para refogados e molhos, na forma moída.
Costela (L) - É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos. A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes. As carnes preparadas com ossos tem sempre um sabor muito especial.
Filé mignon (C) - Carne muito macia, que se localiza ao longo do dorso do animal e pesa cerca de 2kg. Corte mais caro por não possuir nervos, gordura ou osso. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contrafilé. Próprio para bifes, medalhão, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos.
Lagarto (E) - Carne com coloração mais clara, fibras longas e magras e formato arredondado, alongado e bem definido. Preparo típico é a carne de panela, carne desfiada podendo ainda ser usado em assados e rosbifes. Ainda cru e cortado em fatias bem finas, produz o famoso carpaccio. Seu peso pode variar de 1,5 a 2,5 kg, de acordo com o porte do animal.
Maminha (K) - É a parte mais macia da alcatra, que pesa cerca de 1,5 kg. É suculenta e tem um sabor mais suave do que o da picanha. Muito utilizada para assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura.
Músculo/Ossobuco (I) - Corte muito saboroso e indicado para o preparo de caldos e molhos, carnes de panela e também sopas. Com osso, é chamado de ossobuco.
Patinho (G) - Carne bovina localizada na parte traseira. É a parte menos macia da alcatra. Próprio para bifes de panela, assados e ensopados, é também indicado para almôndegas e bolos de carne.
Picanha (H) - É a parte da alcatra, mais marmorizada, de forma triangular, e com uma boa camada de gordura. Apresenta maciez, sabor acentuado e de fácil preparo. É própria para churrascos, podendo ser assada inteira ou em postas no espeto ou na grelha. É boa para assados ou bifes. Vale lembrar que a picanha pesa entre 1 kg e 1,5 kg, portanto, no momento da compra, se você encontrar pecas maiores, saiba que na verdade há uma parte de coxão duro que não foi separada do corte sendo vendida junto.
Rabo (M) - Parte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços, separando-se as vértebras individualmente, ou numa peca só. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorpado.

Seguidores

 
;