sábado, 31 de dezembro de 2011

Sobre perdas e luto

Perder um ente querido não é nada fácil, meu desejo é que Deus possa estar confortando o coração de cada família que perdeu alguém nesse ano de 2011. E que 2012 venha com muita paz, esperança, amor e fé em Deus.

"A experiência de perder alguém que amamos traz muita dor e desorganização e nos coloca diante de intensas e difíceis emoções que podem dar a impressão de que a vida nunca mais será a mesma. E de fato não será. Será outra porque aquele que perde um ente querido é modificado por esta vivência, passando por um processo de luto que o leva a construir novos significados tanto para as experiências passadas, quanto presentes, transformando as vivências futuras. Ao mesmo tempo em que passar pelo processo de luto é doloroso, pode ser também fortalecedor, pois ainda que não houvesse o desejo de passar por ele, é possível se restabelecer e crescer com esta experiência.  

Se sempre ouvimos que a única certeza que temos é que um dia vamos morrer, também é certo que as pessoas para quais somos importantes vivenciarão um luto: o luto é um processo que pode ser adiado, mas não evitado, diz Parkes (2001), sendo, portanto, uma experiência tão universal quanto a morte.

Outras perdas importantes que não por morte igualmente nos abalam e geram um profundo sofrimento, sendo necessário viver um processo de luto para que possamos nos reorganizar. 

O luto é, portanto, uma possibilidade de gerar um caminho positivo diante da experiência negativa da perda. A vida não será mais a mesma, mas além da experiência da perda podemos carregar em nossa bagagem a experiência de superação e a possibilidade de reconstrução de novas relações e novos sentidos para a vida. 
     
Enquanto eu viver, você viverá comigo.
Enquanto eu viver, caminharei por onde estivemos e por onde não pudemos ir.
Enquanto eu viver seguirei meu rumo.
E depois te contarei por onde andei."


 Valéria Tinoco, pela equipe do 4 Estações Instituto de Psicologia (http://www.4estacoes.com/)

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;