sábado, 31 de março de 2012

Páscoa

Aqui na Dinamarca não são só coelhinhos e ovos que aparecem na Páscoa não. Os pintinhos, as galinhas e os passarinhos também dão o ar da graça. Essas são algumas fotos que tirei de sugestões de enfeites. O que se vende no mercado: ovos de chocolate, coelhos de chocolate, ovinhos coloridos de amêndoas, florzinhas (ou florezinhas os dois estão certos, só uma diquinha de português rs) amarelinhas que aqui eles chamam de påske lilje (e que meu google tradutor traduziu como abrótea), penas, pintinhos, ovinhos e galinhas para decoração, ovinhos pintados a mão e uma infinidade de guardanapos e utensílios de cozinha com o tema Páscoa. Eles fazem até uma arvorezinha para pendurar os enfeites de Páscoa.
Aqui a Páscoa é um feriado de 10 dias (que eles chamam de påskeferie - as criançada adora porque ficam 10 dias de férias rs), começa hoje dia 31 de março e vai até segunda-feira dia 9 de abril. No Brasil feriado mesmo vai ser somente na sexta-feira da paixão dia 6 de abril. Os dinamarqueses comem na Páscoa: Peixe, ovo, camarão, atum, presunto, pate de fígado (arghhhh!!!), carneiro e frango (entre outras coisas).

Significados da Páscoa:
- A saída do Egito do povo judeu.
- Domingo de ramos: Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e pessoas cobriram a estrada com palmas.
- Quinta-feira Santa: Jesus manteve comunhão com seus discípulos (A Grande Ceia).
- Sexta-feira Santa: Crucificação e "morte"de Jesus.
- Domingo de Páscoa: Jesus ressuscitou. 
Mas o maior significado da Páscoa para nós cristãos foi a entrega de Jesus por nós. Ele doou o seu corpo, sem pecados, sem mácula por amor a nós. A mais de 2 mil anos atrás um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que conheceríamos. Sua proposta de vida foi e é condenada por muitos até hoje. Condenaram e crucificaram aquele que estava propondo um mundo melhor. Dor, angústia e escuridão houve naquele dia. O sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra. Mas ao terceiro dia a vida acontecia. De onde menos se esperava, algo aconteceu. Um túmulo que já estava fechado a dias se abriu. Ninguém precisou colocar as mãos e remover a pedra. O corpo já não estava mais ali. Algo divino havia acontecido. Sim Jesus havia ressuscitado. E depois apareceu aos seus discípulos para mostrar que a ressurreição havia sido algo real e sobre natural. A Páscoa existe para nos lembrar deste momento como nunca houve igual. Para nos lembrar do amor, do sorriso, da alegria, da amizade, da vontade de ser feliz, dos sonhos, das lembranças e de tantas coisas boas. A Páscoa não deve ser lembrada como algo triste e sim celebrada. A morte de Jesus nos trouxe a vida. Nunca poderemos agradecer esse feito tão grandioso. Mas viver uma vida de retidão e se espelhar em Jesus nos fazem a cada dia agradecer ao nosso Pai pelo sacrifício de Jesus na cruz. Uma feliz Páscoa a todos vocês!!!







Nenhum comentário:

Seguidores

 
;