quinta-feira, 15 de março de 2012

Bolo de chocolate com cobertura de café


Esse bolo fica uma delícia!!! Não cresce muito, então sua massa fica menos fofinha, mas não menos gostosa. A receita da massa tirei desse blog dinamarquês aqui e a cobertura é típica dinamarquesa e sueca. Pra quem gosta de café e até para os que não gostam (pois só leva café na cobertura, então não fica enjoativo o gosto de café) é uma boa pedida para o lanchinho da tarde. Fiz uma outra versão desse bolo outro dia aqui.


Ingredientes da massa
- 75 g de manteiga
- 125 g de açúcar
- 1/4 colher (chá) de sal
- 2 ovos
- 100 g de chocolate meio amargo
- 1 colher (sopa) de achocolatado
- 50 ml de água fervente
- 100 g de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 50 ml de leite

Preparo
Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Pique grosseiramente o chocolate e coloque em uma vasilha. Coloque a água fervente por cima e espere alguns minutos sem mexer. Mexa e junte o leite, mexa novamente e reserve. Coloque a manteiga na vasilha da batedeira, junte o açúcar, o sal e bata até virar um creme. Coloque 1 ovo, bata e depois coloque o outro ovo. Junte a farinha de trigo, o achocolatado, o fermento e o bicarbonato e alterne essa mistura com a do chocolate derretido colocando na batedeira e batendo um pouco a cada adição. Quando a massa estiver homogênea estará pronto. 
Unte uma forma quadrada ou redonda (a de sua preferência) com manteiga e coloque papel manteiga (se não tiver papel manteiga unte da forma convencional com manteiga e farinha de trigo). Unte com manteiga o papel e enfarinhe. Despeje a massa do bolo na forma e leve para assar em forno pré aquecido (180 graus) por cerca de 30 minutos (ou até que enfiando um palito ele saia limpo). Retire do forno, espere esfriar um pouco (não totalmente) e coloque a cobertura, salpicando o coco ralado por último. 

Cobertura
- 70 g de manteiga culinária (ou margarina)
- 3 colheres (sobremesa) de café forte
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 2 colheres (sobremesa)
- 2 colheres (sobremesa) de vaniljsocker (ou essência de baunilha)
- 300 g de açúcar de confeiteiro

Preparo da Cobertura
Coloque a manteiga culinária (ou margarina) em uma panela (ou vasilha para microondas) e derreta esquente até derreter. Junte todos os outros ingredientes em uma vasilha e misture bem. Coloque a manteiga derretida nesses ingredientes e mexa até ficar homogêneo (vai ficar um creme). 

Coco ralado para jogar por cima.

Obs.: Não tentem fazer sem o papel manteiga, eu tentei e grudou bastante no fundo, untei e enfarinhei bem, mas mesmo assim grudou muito.

6 comentários:

Unknown disse...

Hummmmm, vou experimentar fazer um dia desses.

VIVIANE DELANI disse...

Geíza faça sim pq fica muito bom!!! Bjokas

Gisley Scott disse...

bolo de chocolate com cobertura de café deveria ser a nova definição no dicionário para a palavra sedução. Esse bolo ficou tudo!

VIVIANE DELANI disse...

Meu marido simplesmente ama Gisley. Fiz ontem e ontem mesmo já havia acabado e hoje depois do almoço ele já estava "cade meu bolo?" ai eu ué comemos tudo ontem. Ele n acreditou e foi ao mercado comprar os ingredientes que faltam pra eu fazer mais hoje kkkkkk.

Michelle Lima Ruda disse...

Se eu for tentar fazer todas as receitas daqui vou ter uma vantagem e uma desvantagem... vantagem: o meu sueco vai amar, desvantagem: vamos engordarrrr!
Mas esse eu vou tentar sim!

VIVIANE DELANI disse...

Michelle o segredo é comer de tudo um pouco, sem exageros kkkkk ai todos ficamos satisfeitos kkkkk. Bjokas

Seguidores

 
;