segunda-feira, 18 de julho de 2011

Divirta-se!

25 jeitos de usar lenços e echarpes:




As diferenças entre pashimina, cachecol, estola, echarpe, xale e lenço

  • A chamada pashmina é uma lã Cashmere fina, mas é comum chamar a peça com outro tipo de lã por este nome, isto é, não é o nome da peça e sim do material. Acabou virando um sinônimo. Ela que chegou para ficar, pode ser feita em 100% Cashmere ou combinações de Cashmere com Seda ou Viscose. Há, também, feitas com fibra de soja, e mesmo com fio acrílico. Elas são um tipo de cachecol, ou seja, uma manta, só que mais largo e longo, utilizado muito no frio para esquentar as costas, o pescoço e os braços. Serve, também, para usar como lenço, amarrado em bolsas, em volta do corpo. Este acessório é um clássico, não sai de moda, podendo usá-la quando quiser. 
  • O cachecol é mais estreito, retangular e comprido, como uma faixa. Ele é um acessório feito de tecidos quentes como a lã ou artesanalmente com pontos de tricô ou croche, com fios pesados de lã ou algodão, por isso fazem muito volume. São usados sempre no frio, para aquecer, ou seja, para agasalhar o pescoço. Como usa-lo? Há vários tipos de nós, amarrações e formas de enrolá-lo no pescoço. A maneira mais ideal de usá-lo é como a gravata, é o estilo clássico. E não se esqueça que para usar o cachecol, somente em dias bem frios. Se for usá-lo com blusa de gol alta, deixe-o mais frouxo pra diminuir o volume, ou não o enrole.
  • Estola, originalmente, era feita de pele de raposa, mas hoje pode ser encontrada de lã, tecidos ou outros materiais, como as peles sintéticas. Ela é uma faixa larga que tem formato retangular. É usada em volta dos ombros. Ela é um clássico também, e pode usá-la quando quiser, mas preferencialmente em eventos mais sociais.
  • Echarpe é caracterizada por ser de tecidos leves, isto é, finos como de voile, seda, crepe, cetim, entre outros. Para esquentar e incrementar o seu visual de inverno, a echarpe é uma ótima pedida, também. Ela geralmente, tem conotação festiva, e muitas vezes são usadas com vestidos de festa, mas cai super bem em qualquer visual e de várias formas. Ela é uma faixa de tecido, ou seja, um lenço comprido, retangular e estreito, normalmente macio, que envolve o pescoço ou pode envolver o colo, servindo para enfeitar ou proteger-se. É uma peça clássica que pode usar quando quiser. 
  • Xale é usado sobre os ombros, é normalmente quadrado (dobrado ao meio, na diagonal), mas também podem ser retangular ou triangular, com dimensões maiores e formatos diversos. Ele pode ser confundido com o lenço pela forma, ou uma manta, mas são maiores para serem utilizados sobre os ombros e até podendo envolver uma parte maior do corpo. Pode ser de tecido quente, feito de tricô ou crochê ou ainda pode ser feito de tecido fino e leve, ter diferentes acabamentos, como bordados, com aplicações e, com franjas ou não. Ele funciona melhor para ocasiões informais, para serem usados com roupas casuais. Mas existem exceções, como é o caso de alguns xales finos que são usados sobre roupas de festa. 
  • Lenço, genericamente, costuma-se chamar a qualquer pedaço de tecido sem formato definido que serve para ser enrolado ao corpo. Mais precisamente, ele é um quadrado de tecido, grande, médio ou pequeno, que pode ser de diversos materiais, como algodão, cetim ou seda. Ele é um acessório multifuncional, que protege do sol, do frio, do vento e enfeita e incrementa qualquer visual básico. Usando-o no pescoço pode criar um visual estilo anos 50, assim como na amarração clássica (a que passa pela cabeça e faz laço no pescoço). Já quando se coloca de lado ou tipo marinheiro, o lenço se torna a principal atração, ou pode ser um puro detalhe, posto como corrente ou no estilo country.

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;