sábado, 14 de janeiro de 2012

Torta gelada de limão


Essa torta eu já fiz algumas vezes e todas as vezes a quantidade é insuficiente e fica gente querendo mais. A receita é do chef Álvaro Rodrigues e tenho ela desde que a Ana Maria era da Record rs. Foi testada e aprovada por mim e por várias pessoas rs. Não é difícil de preparar. Eu separo todos os ingredientes primeiro e depois começo a fazer, fica mais prático e mais rápido. A foto foi tirada da internet, mas logo que fizer essa delícia de novo posto a foto da minha que fica linda também.

Massa
- 200g de biscoito maisena moídos no processador (ou liquidificador)
- 120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1colher (chá) de raspas de limão
Preparo: coloque todos os ingredientes numa tigela grande e vá amassando delicadamente com as pontas dos dedos até obter uma farofa bem úmida. Coloque a farofa em uma assadeira redonda de fundo falso com 28 cm de diâmetro forrando o fundo e os lados. Leve a massa ao forno a 180 graus por 12 minutos. Em seguida, retire do forno, deixe esfriar e aplique os recheios. Leve a geladeira até o dia seguinte e decore a gosto.

Ganache de limão
- 200g de chocolate branco picado ou ralado
- 1/2 lata de creme de leite sem soro
- 1/4 de xícara (chá) de suco de limão coado
- raspas de limão a gosto
Preparo: Numa tigela, coloque o chocolate branco picado e o creme de leite. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, até obter um creme espesso e homogeneio. Vá acrescentando , aos poucos, o suco de limão e as raspas. Mexa bem e empregue na montagem. Se for fazer no microondas deixe 1 minuto, mexa e deixe mais 1 minuto.

Mousse
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 lata de creme de leite com o soro (o restante do ganache)
- 1/2 xícara (chá) de suco de limão coado
- 2 claras de ovos médios batidas em neve
- raspas de limão a gosto
- 1 colher (sopa) rasa de gelatina em pó sem sabor branca
- 4 colheres (sopa) de água fria
Preparo: Coloque numa tigela o leite condensado com o creme de leite e misture muito bem. Em seguida, misture o suco de limão, as raspas de limão, a gelatina já hidratada na água fria e dissolvida em banho-maria. Por último, misture delicadamente as claras em neve.

Decoração
- 300g de chantilly batido
- rodelas finas de 3 limões (com a casca)

Montagem da torta
Espalhe o ganache de limão sobre a torta assada e fria e leve a geladeira, enquanto prepara a mousse. Ao finalizar o preparo da mousse, espalhe-a sobre o ganache. Leve novamente à geladeira por 4 a 6 hs. Coloque o chantilly no saco de confeiteiro com bico pitanga grande e decore finalizando com as rodelas de limão. Sirva bem gelada.

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;