segunda-feira, 14 de novembro de 2011

NATAL e Arroz com passas e/ou nozes

Está chegando o Natal e Natal me lembra tanta coisa boa... Minha infância, alguém vestido de bom velhinho entregando presentes para as crianças da família, ceia, almoço no outro dia, comidas gostosas, encontro com muitos que não víamos a muito tempo... Vou postar algumas receitas básicas que não podem faltar no Natal. 

ARROZ COM PASSAS OU NOZES
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de óleo
- Cebola ralada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 xícaras (chá) de arroz
- Sal a gosto
- Água
- 1/2 xícara (chá) de uvas passas (vai da sua preferência ou as pretinhas ou as claras)
Preparo
A melhor maneira de se fazer um arroz soltinho é em uma panela anti-aderente boa (claro que não é impossível fazer um arroz solto em qualquer panela, mas para quem tem dificuldades é melhor a anti-aderente). Aqueça o óleo e coloque a cebola e o alho. Aqui na Dinamarca eu não costumo lavar o arroz, mas quando estou no Brasil eu lavo (coloco a quantidade que quero no escorredor, coloco em baixo da torneira, escorro bem a água e deixo ele secar, só faço o arroz depois que ele estiver seco). Coloque o arroz na panela e deixe fritar um pouco. Coloque o sal e coloque água o suficiente para tampar o arroz 2 dedos para cima. Deixe em fogo alto mesmo. Quando estiver secando coloque as uvas passas e mexa todo o arroz (eu faço isso com tudo o que eu gosto de misturar no arroz, milho em conserva, cenoura ralada, ervilha... assim eles não ficam cozidos demais a ponto de derreter - o que não gosto nem um pouco). Tampe e abaixe o fogo. Deixe a água secar completamente e desligue o fogo. Está pronto seu arroz. Para fazer com castanhas só substitua as passas por nozes picadinhas. E quem quiser misturar, nozes e uvas passas no arroz também fica uma delícia. 

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;