sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Níver do maridão, Camarão na moranga e Tiramissú

Ontem foi aniversário do maridão, então resolvi fazer um jantarzinho pra ele. Teve camarão na moranga e de sobremesa tiramissú.
Tentei comprar uma moranga grande, mas passou o dia do Halloween as abóboras diminuem e quase não são encontradas mais. Por sorte consegui essas três. Meu maridão ficou super feliz com a surpresa. PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO MINHA VIDA TE AMO PRA SEMPRE!!! Então vamos às receitas:

CAMARÃO NA MORANGA
Ingredientes
- 1 abóbora moranga média ou 3 pequenas
- 500g de camarão pronto (sem casca, cabeça...)
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola picadinha ou ralada
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 tomates medios, sem sementes picados
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 colher (sopa) de amido de milho (maizena) + 1/2 xícara de leite para dissolver
- 1 xícara (chá) de leite
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 250ml de requeijão cremoso
Modo de preparo
Lave a abóbora e seque. Abra uma tampa nela e retire todas as sementes (se quiser tirar um pouco de abóbora de dentro fica a gosto, caberá mais camarões). 

Embrulhe-as em papel de alumínio (inclusive dentro e a tampa). Leve ao forno por 40 minutos. 

Enquanto isso faça o creme de camarões. Afervente os camarões (3 min.). Aqueça o azeite em uma panela e coloque o alho e a cebola para dar uma leve fritadinha. Acrescente os tomates e logo em seguida os camarões. Coloque o leite e o amido dissolvido, mexa bem. Deixe dar uma cozidinha para não ficar com gosto de amido de milho. Coloque o sal e a pimenta (bem pouquinho e vá acertando conforme o gosto). Desligue e acrescente o creme de leite. Reserve. 40 minutos depois, retire a abóbora do forno e tire o papel de alumínio. Lambuze as abóboras com o requeijão e recheie com o creme de camarões.

Tampe com as tampinhas para ficar bem bonitinho como na primeira foto na mesa e sirva quentinho. Servi com pão Ciabata quentinho.
Obs.: A receita original pede requeijão cremoso, mas como esse tipo de mercadoria não tem nos mercados daqui (somente nos árabes) e não fui no centro da cidade comprar eu coloquei 2 colheres (sopa) de creme fraiche logo depois do creme de leite (http://en.wikipedia.org/wiki/Crème_fraiche).

TIRAMISSÚ
Ingredientes
- 500 g de queijo mascarpone
- 4 gemas
- 2 claras 
- 200 ml de café forte misturado com 2 colheres (sopa) de licor de chocolate)
- 125 g de açúcar (cada colher de sopa tem 10g)
- 1 caixa de biscoitos champagne
Modo de preparo
Bata as gemas com o açúcar até formar um creme branco. Acrescente o mascarpone e bata até ficar bem fofo. Bata as claras em neve e incorpore ao creme de mascarpone. Molhe os biscoitos na mistura de café com licor e vá colocando na ordem em um pirex: primeiro os biscoitos, o creme, biscoitos e acabe com o creme. Enfeite polvilhando com uma peneira chocolate em pó. 

Foi a primeira vez que comi Tiramissú e me surpreendeu É MUUUUUITO BOOOOOM!!!

Obs.: queijo mascarpone (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mascarpone). Não sei se em todo lugar o  mascarpone tem o mesmo gosto, mas o que comprei aqui não tinha gosto nenhum de queijo (achei o gosto muito parecido com o do creme de leite). Tem gente que substitui o mascarpone por cream cheese (vou tentar da próxima vez).

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;