domingo, 6 de novembro de 2011

O pum da vaca e a camada de ozônio

Especialistas dizem que a flatulência dos ruminantes-(vacas, veados, girafas e outros)- é o terceiro fator para o agravamento do aquecimento global com 16% das emissões de gases-estufa. Em primeiro lugar está a queima de combustíveis fósseis e em segundo de florestas que são emissores de dióxido de carbono. O Brasil é o grande produtor mundial de carne bovina e, além disso, está sempre destruindo florestas para ampliação de pastagens e produção de monoculturas. Este fato nos coloca como um dos maiores poluidores da atmosfera global. O governo brasileiro diz que é difícil saber onde está havendo desmatamento e queimadas. E os satélites???!!! O Congresso brasileiro tem uma grande parcela de culpa por não fazer leis sérias que garantam o recebimento de multas aplicadas aos infratores. Os criminosos destruidores das florestas não dão a mínima para as multas porque sabem que nem a justiça conseguirá cobrar. Na prática, as multas são apenas para fazer bonito diante das câmeras de TV que sempre estão lá para registrar a encenação.
As flatulências dos ruminantes contém um gás chamado metano -(CH4)- que colabora no agravamento do efeito estufa e é 23 vezes mais danoso que o dióxido de carbono -(CO2)- o principal gás-estufa. O metano está presente no pum de quase todos os animais.
A quantidade de metano produzida pelos ruminantes é muito alta. Uma vaca é capaz de emitir 250 milímetros de metano com um único pum. Estes animais possuem um número muito maior de bactérias para ajudá-los na digestão da glicose das folhas que comem. Cada pum de uma vaca é uma verdadeira bomba contra a camada de ozônio.
Quanto aos gases liberados pelos humanos não são tão poluidores. O gastroenterologista Dr. Dan Waitzberg, da Faculdade de Medicina da USP, fez alguns cálculos que nos ajudam a entender melhor esta questão. Segundo ele, uma pessoa emite cerca de 700 milímetros de gases por dia. Desse total 360 milímetros são de hidrogênio, 68 milímetros de dióxido de carbono e apenas 26 milímetros são de metano.
Números da Organização da Agricultura e Alimentos dos EUA destacam que a produção de metano na agricultura pode aumentar em 60% por volta de 2030. Esse metano aí sai da boca (arroto) e do traseiro (pum) das mimosas. É poluição igual a dos carros e contribui bastante para causar o efeito estufa. O jornal inglês The Sun publicou que um rebanho de vacas local recebeu um colar especial com microfones para gravar os sons dos seus estômagos. As informações serão usadas para entender como as vaquinhas digerem a comida e produzem o terrível metano. As bichinhas estão recebendo alimentos diferentes para ver como eles afetam a digestão e a consequente emissão de gases. A preocupação com os arrotos e os puns bovinos não é novidade. Em 2007, o cientista Winfried Dochner, da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, apresentou a pílula anti arrotos para vacas.  A solução que ele criou para o problema tem o tamanho de um punho fechado: uma super pílula batizada de "Bolus", composta de substâncias microbióticas que se dissolvem no estômago das vacas durante vários meses, ajudando na digestão. Esse "remédio", aliado a uma rigorosa dieta com mais gorduras e com horas específicas de alimentação, diminuiria a produção de metano dos animais, segundo o estudioso. "Um animal que mastiga e digere continuamente melhora o aproveitamento de substâncias no seu próprio corpo. É como com as pessoas: mais refeições ao longo do dia são significativamente mais saudáveis para o corpo." O metano é produzido pelo processo químico de fermentação que resulta da ruminação das vacas e é formado pela combinação das moléculas d'água e de dióxido de carbono. Com a nova técnica, em vez de ser arrotado para fora pelos animais, ele seria usado pelo organismo das vacas para a produção de glicose. Com isso, o cientista alemão afirma que elas produziriam mais leite, o que as tornaria economicamente mais eficientes. Com a dieta e, principalmente a super pílula, a produção diária de metano seria diminuída consideravelmente, segundo Dochner. Ele diz ainda que procura patrocinadores para a sua ideia.

 Mas vale lembrar que os maiores responsáveis pelo aquecimento global somos nós os humanos e não as coitadinhas das vaquinhas!!!!

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;