segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O único alimento que não estraga

É incrível olhar para esses bichinhos, as abelhas, tão pequeninos e pensar que eles produzem o único alimento que não estraga e tem propriedades incríveis. Sem contar que literalmente é o vomito delas (arghhhh!!! Mas não deixa de ser uma delícia!!!). Elas recolhem o néctar das flores e processam esse néctar em suas enzimas digestivas. Existem vários tipos de mel, de acordo com sua tonalidade e sabor. O mel de abelhas é produzido em quase todos os países do mundo e tem. Pesquisadores dizem que o mel aliado a canela é ótimo para curar várias doenças. Bom, comprovado por mim mesmo, só o cházinho de mel com limão e alho para curar a gripe (esse funciona mesmo!!!). 
Já lá atrás, no ano de 1995, a revista "Weekly World New"do Canadá, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com canela:

  •  Doenças do coração - Faça uma pasta de mel com canela, coloque no pão e coma regularmente no café da manhã ano lugar da manteiga e geléia. Reduz o colesterol e previne problemas no coração. Também previne novos enfartos em pessoas já acometidas por eles. O uso regular desta pastinha diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos EUA e Canadá esta pasta é utilizada em asilos, revitalizando e limpando as artérias e veias de pacientes idosos.
  • Picadas de insetos - Misture 1 colherzinha de mel, 2 colherezinhas de água morna e 1 colherzinha de canela em pó. Faça uma pasta com esses ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em 2 minutos.
  • Artrite e infecção dos rins - Misturar uma xícara de água morna com 02 colheradas de mel e 01 colherinha de canela em pó. Beber uma xícara de manhã e uma de noite. Se tomar com frequência pode até curar a artrite crônica, além de eliminar os germes que produzem infecção nos rins. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen, os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, 01 colherada de mel e meia colherada de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase já não conseguiam caminhar.
  • Resfriados - Para curar completamente sinusite, tosse crônica e resfriado comum ou severo, misturar 01 colherada de mel com 01 colherinha de canela em pó e tomar com frequência.
  • Velhice - Misture 1 colher (sopa) de canela e 3 xícaras de água. Ferva para fazer um chá. Quando amornar, coloque 4 colheres (sopa) de mel. Beber 1/4 xícara 3 ou 4 vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave (diminuindo os sintomas da idade avançada).
  • Calvice - Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva (aqueça o óleo até uma temperatura suportável à pele), 01 colherada de mel e 01 colherinha de canela em pó, no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na cabeça somente 05 minutos.
  • Dor de garganta - 1 colherada de mel, misturada com meia colher de vinagre de sidra. Tomar de 4 em 4 horas.
  • Dor de dente - Fazer uma pasta com 01 colherinha de canela e 05 colherinhas de mel e aplicar no dente que está doendo. Repita pelo menos 03 vezes ao dia.
O mel não deve ser fervido, pois perde muito de suas propriedades.
O mel é contra indicado para menores de 1 anos. A ANVISA no ano de 2010 recomendou que não se desse mel para crianças menores de 1 ano por conta de uma bactéria encontrada em amostras de mel  que causa o botulismo, pois crianças menores de 1 ano ainda não tem a flora intestinal totalmente formada. Pelo que eu li, o mel não tem como propriedade essa bactéria e sim as condições de armazenamento levam a essa produção da bactéria.

A revista antiga que saiu a matéria:

4 comentários:

Rebeca Mello disse...

Vivi, achei bem interessante essa matéria sobre mel e canela, mas eu não suporto nenhum dos dois (arghhh), mel e canela separados eu já acho ruim, se misturar então, nem te conto rsrs, bjus!!

Isadora Abbade disse...

Matéria muito interessante. Adoro mel.. ehehehe ;*

VIVIANE DELANI disse...

Nossa Rebequinha eu amo mel e canela!!! Separadamente kkkkk Não lembro de ter provado os dois juntos. Muito interessante mesmo essa propriedade "curativa"dos dois juntos né. Será que da certo mesmo?? Nem tudo que é bom pra alguns é bom pra outros né. Li que tem muita gente alergica a mel e outras a canela, então não rola. Bjokas

VIVIANE DELANI disse...

Isa eu ótimo um comentário seu! Pois é eu procuro postar matérias sobre as quais tenho curiosidade em saber. Fui pesquisar quais alimentos não estragavam e achei um único (o mel) e além de saber isso agora a gente já sabe que ele associado à canela é bom para um monte de coisas né. Bjokas querida e volte sempre.

Seguidores

 
;