quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por que choramos ao cortar cebola e o que fazer para diminuir isso


A química explica quase tudo nessa nossa vida e uma das coisas que ela vai nos explicar hoje é o por que de chorarmos ao cortar uma simples cebola. A cebola possui várias substâncias químicas que estimulam nosso olfato, paladar e também nossos olhos. Ao cortarmos nossa "amiguinha"cebola, ocorre uma grande destruição de células que liberam uma enziminha chamada "alinase". Terminações nervosas do nariz se comunicam no mesmo instante com as glândulas lacrimais provocando aquele chororo (nossos olhos estão se defendendo na verdade) que conhecemos bem rs. Essas glândulas lacrimais, por sua vez, possuem uma substância de proteção chamada "lisosina", que elimina dos olhos a substância lacrimejante liberada pela cebola.

Cortá-la sem chorar é impossível, mas existem algumas dicas, ou simpatias, para amenizar o problema:
- Uma das dica para diminuir as lágrimas é colocar a cebola na geladeira, diminuindo a ação da "enzima do choro". 
- Cortá-las em baixo de água corrente.
- Ligar um ventilador na direção da cebola, para que a enzima seja afastada dos olhos durante a tarefa.
- Coloque um óculos de natação rs.
- Segure um palito de fósforo entre os dentes rs.
- Reter água na boca enquanto corta cebola rs.
Algumas dessas eu já testei, mas acabar com o choro nenhuma!!!

2 comentários:

Paula disse...

Oi Viviane, lembra de mim? Te conheci na FitnessDK há uns anos.

Pois é, eu tinha esse problema do teu post, mas sabe o que eu acabei descobrindo ser o motivo? hipotiroidismo... agora que estou tomando o suplemento hormonal, meu intestino melhorou muito! É que com a tireóide lenta, as funcões do organismo também ficam lentas.

Eu não sou muito de comer frutas, mas adoro uma salada, então comendo uma porcão grande de salada por dia, meu intestino funciona normalmente.

beijos

VIVIANE DELANI disse...

Oi Paula, claro que lembro de vc!!! Serio isso, nunca tinha ouvido falar. Eu ja fiz exames e nunca foi detectado nenhum problema, entao no meu caso e alimentaçao mesmo rs Ainda bem q eu gosto de comer frutas e verduras, mas as vezes ficar um ou dois dias sem comer isso ja e o bastante pra o intestino ficar preso kkkkkk bjokas

Seguidores

 
;