domingo, 20 de novembro de 2011

Wienerbrød (doce folhado dinamarquês)


Essa semana me aventurei a desvendar o mistério dos Wienerbrød (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wienerbrød). 

Eu sabia que era massa folhada, creme de confeiteiro e uma calda por cima e só. Comprei os ingredientes e fui pra cozinha. A massa vem um retângulo, é massa folhada. Comprei um pó que serve para fazer creme de confeiteiro e é só misturar leite e bater na batedeira (prático né, mas prefiro eu mesma fazer o creme de confeiteiro, só não fiz porque era um teste). E essa calda ai de chocolate, que na verdade vira um glacê depois que esfria, vou passar a receita que tirei de um livro de culinária dinamarquesa:

Glacê de chocolate
- 90 g de manteiga sem sal (4 colheres e 1/2 sopa)
- 90 ml de água
- 110 g de açúcar (9 colheres sopa)
- 240 g de açúcar de confeiteiro (30 colheres sopa)
- 35 g de chocolate em pó (6 colheres sopa)

Coloque a manteiga, a água e o açúcar em uma panela. Aqueça, mas não deixe ferver (é só para dar uma aquecida e derreter a manteiga e o açúcar). Passe o açúcar de confeiteiro e o chocolate em pó pela peneira.  Vá colocando aos poucos a mistura dos líquidos na de açúcar de confeiteiro com chocolate em pó e mexendo bem.  Deixe esfriar e use (quando ele começa a esfriar vai ficando craquelado). No meu caso eu usei meio morno mesmo, ficou mais fácil de jogar por cima. Você pode fazer essa cobertura para bolos também fica uma delícia. Glace pronto passe o creme de confeiteiro no meio da massa aberta. 
Faça cortes laterais e vá trançanco, colocando uma pontinha sobre a outra. Antes de levar para assar coloque papel manteiga na assadeira e jogue um pouco de açúcar, coloque o Wienerbrød e salpique mais açúcar (cristal mesmo) por cima do doce. Leve ao forno até dourar.
E assim ficou pronto o meu Wienerbrød. Ficou muito bom, mas da próxima vez quero eu mesma fazer o meu creme de confeiteiro.

Dica: se quiser substituir o glacê por algo menos doce é só jogar laminas de castanhas por cima.

2 comentários:

Carol Benoit disse...

ola Viviane, encontrei seu blog através do da Gisley Scott.
Eu moro na França ha dois anos com o marido e adoro compartilhar um pouco dessa vida de expatriada com quem vive o mesmo quotidiano.
By the way, parece delicioso esse Wienerbrod =/ .

VIVIANE DELANI disse...

Ola Carol. Seja bem vinda!!! Se vc tem blog já vou te add aqui no meu, amo conhecer outras pessoas e culturas. É uma delícia sim, hoje vou fazer uma versão menos doce dele que também fica uma delícia e depois coloco a foto e a diferença entre eles. Bjokas pra vc e quando quiser comentar algo, compartilhar aqui alguma receita ou dica fique a vontade, o blog é nosso!!!

Seguidores

 
;