quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Brownie

Brownie é um bolo americano clássico de chocolate com nozes em sua massa. Muito espesso pela ausência de leite em sua composição, tem textura densa por dentro e crocante por fora. É servido em quadradinhos puro mesmo ou combinado com sorvete de creme. Foto e receitas tiradas do site Rainhas do lar que sou super fã (http://www.rainhasdolar.com/). Vamos à receita:

Ingredientes massa:
- 240g de chocolate meio amargo em pedaços
- 2/3 de xícara de manteiga
- 4 ovos
- 1/2 xícara de creme de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de nozes grosseiramente picadas (ou macadamia)

Ingredientes cobertura:
- chocolate meio amargo
- creme de leite
- licor de chocolate

Modo de preparo:
Forre uma assadeira de 21x31cm com papel manteiga e unte-o com manteiga. Em uma panela leve o chocolate (se preferir, coloque metade ao leite, metade meio amargo) em pedaços para derreter junto com a manteiga. Mexa até derreter e transfira para uma travessa e coloque os ovos ligeiramente batidos. Mexa com um fouet para misturar e, ainda sem parar de bater, acrescente aos poucos o creme de leite, a essência de baunilha, o açúcar e a farinha de trigo. Mexa bem até ficar uma massa homogênea. Junte as nozes , mexa, despeje na assadeira forrada e leve ao forno moderado (160 graus), preaquecido, por 25 min. ou até a superfície ficar crocante. Deixe esfriar, desenforme sobre uma grade e corte em quadradinhos. Rende 24 pedaços. Para a cobertura misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao banho maria até o chocolate derreter. É só colocar por cima dos brownies já cortados e enfeitar com nozes.

OBS.: Macadamia - fruto extraído de uma árvore com o mesmo nome. Os seus frutos em forma de noz são muito utilizados na culinária. Fuet é o nome dado ao bom e velho batedor de ovos.

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;