quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Coleta Seletiva - Vamos ajudar!!!

DINAMARCA VAI IMPORTAR LIXO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA
Muita gente vê essas lixeirinhas em lugares públicos, prédios, condomínios e não sabem ainda como reciclar. Aqui vão algumas dicas e informações sobre a coleta seletiva. Não adianta falar há o vizinho não faz, não adianta eu fazer também. Mas se cada um fizer a sua parte já ajuda!!!

                        Essas são as cores e o que colocar dentro de cada lixeira.

                                Tempo de degradação no solo.
Tempo de degradação no mar.












Aqui na Dinamarca a população é bem consciente e separa o lixo em casa e também leva os recicláveis até postos de troca. Eles estão bastante acostumados a trocar garrafas de plástico e latas de alumínio por moedas de troca. O Rafa mesmo semana passada juntou um monte de latinhas e garrafas aqui de casa e levou para trocar. O negócio funciona assim: em cada supermercado existe uma máquina que recolhe esses objetos e ao final emite um papel dizendo quanto valeu tudo, essa nota pode ser usada nos supermercados. A do Rafinha deu 22 kr (o equivalente a R$ 6,60) e eu troquei com ele por moedas para ele poder comprar um brinquedinho que queria em outra loja. Aí depois quando fui fazer compras dei o papel que valia 22 kr e paguei o que comprei a mais. Aqui também existe um lixão para você levar papelões, móveis e utensílios velhos, garrafas etc. É assim mesmo, aqui é você quem faz o serviço kkkkkk!!!! Os dinamarqueses estão planejando importar o lixo de outros países do mundo a partir de 2016 para gerar energia elétrica. Esse biogás produzido a partir  do lixo substitui os combustíveis fósseis que seriam usados para aquecimento das casas - 4kg de lixo processados na usina equivalem 1litro de óleo para aquecimento das casas. Isso mesmo, essa usina transforma o lixo em calor e eletricidade aqui. Essa prática não só reduziu o gasto energético do país e sua dependência em relação ao gás e ao petróleo, como também beneficiou o meio ambiente, minimizando o uso de aterros sanitários e diminuindo as emissões de dióxido de carbono. De 15 em 15 dias recebemos umas sacolinhas nas cores preta (plásticos, canetas, fitas adesivas...) e verde (restos de alimentos) para o lixo da cozinha. Então fica a dica!!!

Aqui tem um livrinho de mão que eles fizeram para explicar como fazer com o lixo em casa:

Outro site mostrando o que colocar nos saquinhos verde e preto que recebemos em casa:

Obs.: Bom isso eu aprendi na cidade onde morávamos antes - Vejle - e como algumas coisas mudam de cidade para cidade não sei como é aqui em Viborg ainda, mas deve ser quase igual.

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;