terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sonhos, sonhos recheados, sonhos...

     Quem falar que não gosta o nariz vai crescer!!! Recheado de chocolate, brigadeiro, crème pâtissier (famoso creme de confeiteiro) e vários outros recheios que voce pode brincar. Odeio ir na padaria e encontrar aquele sonho do dia anterior, duro, com o recheio já seco, dá não gente!!! Quem não sonha com aquele sonho macio, com o recheio ainda quentinho que derrete na boca??!! Por isso tentei fazer uma receitinha do sonho do livro de receitas da minha irmã (isso faz muuuito tempo, mas ela tem eles até hoje - Receitas Nestlé) e de vez em quando eu vou para a cozinha fazer os ditos sonhos (nossa de vez em quando essa foi boa, a última vez que fiz eu morava no Rio de Janeiro, o Rafa tinha 2 anos e o ano era 2004 kkkkkk). Os sonhos ficam deliciosos!!! Meu marido que sempre diz que eu faco um livro de receitas por onde passo e não faco nenhuma receita deles, só copio kkkkkk. Mas... querendo mudar essa fama que ele me colocou de só fazer o trivial, estou tentando fazer pelo menos uma receitinha nova por semana e vou postar aqui. Como não mudamos pra nossa casinha nova vou postar as que já fiz. Com fotos da internet. Quando eu fizer mesmo vou tirar as fotos e postar minhas fotos. Aqui na Dinamarca até que eles sabem o que é o creme de confeiteiro (vende pronto) mas doce de leite, goiabada, sonho de valsa... posso te garantir que não, e eles não sabem o que estão perdendo kkkkkk!!! Então é isso, vamos à receitaaaaaaaaaaaa (nossa me deu uma vontade de fazer esses sonhos huuuuuuum).
Ingredientes 
Massa:
- 3 tabletes de fermento biológico (45g)
- 1 xíc.(chá) de leite morno
- Meia lata de leite condensado
- 1 xíc. (chá) de manteiga
- 3 gemas
- 1 pitada de sal
- 5 xíc. (chá) de farinha de trigo
Recheio:
- Meia lata de leite condensado
- A mesma medida da lata (do leite condensado) de leite
- 1 gema
- Meia lata de creme de leite
- óleo para fritar
- Canela em pó e açúcar para polvilhar
Preparo:
Dissolva o fermento no leite e reserve. Coloque o leite condensado, a manteiga, as gemas e o sal, misture bem. Acrescente o fermento dissolvido e misture. Junte a farinha aos poucos, amassando até obter uma massa lisa que solte das mãos. Pegue pequenas porções de massa e enrole sobre uma superfície lisa, fazendo movimentos circulares com a mão, formando os sonhos. Coloque os sonhos em uma assadeira enfarinhada. Cubra com um pano e deixe crescer em local abafado até dobrar o volume. Enquanto isso prepare o recheio. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a maisena e a gema. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 10 min., até obter um creme. Retire do fogo, junte o creme de leite, misture e deixe esfriar bem. Frite os sonhos em óleo não muito quente, em fogo baixo, dourando-os por igual. Escorra em papel absorvente, corte-os ao meio e recheie-os com o creme. Polvilhe a mistura de açúcar e canela e sirva a seguir.
Dicas: Se desejar, ao invés de fritar, asse os sonhos. Coloque-os em uma assadeira e leve-os ao forno médio (180 graus) pré-aquecido por cerca de 40 min. Lembre-se que os sonhos assados perdem a sua característica ficando semelhantes a um pão doce.  Se comprar o fermento biológico em pacote, calcule que cada colher (sopa) equivale a 15g. Observe a temperatura do leite, que não deve estar quente, apenas morno para não desativar o fermento. Querendo, acrescente 2 colh.(sopa) de licor de cacau e 1/2 colh.(sopa) de raspas de limão. Não é recomendado o congelamento. Não é recomendado o preparo no microondas. Os recheios variam de acordo com o gosto. Eu amo o de brigadeiro HUUUUMMMM!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

parece muito gostoso o shonho

Seguidores

 
;