segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vai uma água torneiral ai??!!



Em quase todos os lugares da Dinamarca pode-se beber água da torneira. Dizem que é saudável e tem o gosto bom. Quanto ao gosto não é das melhores, mas dá para beber. O problema é quanto a ser saudável. Dizem eles que o teor de calcário nas camadas do solo é muito diferente de cidade para cidade. Em algumas, como o subúrbio de Copenhagen, o teor de calcário está bem acima da recomendação das autoridades. Esse calcário deixa uma crosta branca em torneiras, tubos,duchas, máquinas de lavar etc. Muita gente aqui só bebe água mineral (ai meu suado dindin!!! kkkkk). Para muita gente o calcário incomoda mais do que ajuda, porque ele fica em toda superfície e exige mais da lavagem. Existem projetos para a diminuição do calcário na água, isso ajudaria a gastar menos sabão e detergente. Eles não estão muito preocupados na pureza da água para beber e sim na limpeza kkkkk. Tudo bem vai, é uma questão ambiental!!! E lógico, menos gastos!!! Encontrei uma matéria falando da qualidade da água em uma cidade de Minas Gerais quanto ao calcário:

A água que consumimos, retirada de poços artesianos, apresenta boa qualidade quanto à pureza bacteriológica, porém, deixa a desejar na parte física e química. 
A água potável distribuída pela COPASA apresenta um alto índice de dureza (quantidade de minerais nela dissolvidos, presença de calcário) e outros materiais em suspensão, além de não ter um sabor agradável, obrigando todos nós a conviver e absorver os prejuízos:

- Compra periódica de garrafão de água mineral.

- Redução da vida média das resistências elétricas pelo acúmulo do calcário, aumentando o consumo de energia dos chuveiros, saunas e aquecedores. Com isto, há uma gasto maior com a manutenção.

- Desagradável limpeza periódica da grelha dos chuveiros e dos filtros instalados na rede próximo ao hidrômetro. Uma observação: o consumidor arca com a despesa de completar o tratamento da água, instalando esse sistema de filtragem, que deveria ser obrigação da empresa prestadora de serviços.
- A água fica mais turva quando há manutenção e limpeza da rede de distribuição, visto que a maior parte da rede foi construída nas décadas de 70 e 80, com poucas caixas de descarga, o que provoca o fluxo de impurezas nas próprias residências.

- Gasto maior com produtos de limpeza (sabão e detergente). Os talheres de aço inox, metais, torneiras, copos de vidros, perdem o brilho; panelas, canecos de ferver água ficam impregnados de calcário; e donas de casa queixam da qualidade final da roupa após lavar.

A Secretaria da Saúde e a própria Copasa informam que a água ingerida não faz mal. Mesmo assim, parte da população fica receosa em beber, prevenindo contra o cálculo renal.

O que diz a COPASA :

O pó branco é carbonato de cálcio, característico das águas dessa região, caracterizada como cárstica, e toda a água, vegetação e solo é típico para essa ocorrência calcárea. Nâo há qualquer risco à saúde a ingestão de carbonato de cálcio ( o pó branco ), ou de bicarbonato de cálcio quando a água é aquecida. Portanto, a não ser por questôes realmente sanitárias, essa água é potável segundo os padrôes de potabilidade do Ministério da Saúde. (http://www.lagoasanta.com.br/reportagens/copasa_calcario.htm).

A matéria sobre a água dinamarquesa mais explicadinha está aqui: http://politiken.dk/tjek/tjekmad/tjekmadartikler/ECE697344/drikkevand-skal-renses-for-kalk/

Eu só sei que já bebi muito dessa água daqui e até agora não fez mal (convenhamos pagar quase 3 reais por 500ml de água mineral é um absurdo né!!!), mas incomoda mesmo a limpeza desse resíduo, tem até produtos específicos para isso. Uma vez comprei e precisei usar luvas e máscara de tão forte que era, pior que água sanitária!!! Chega fiquei tonta com o cheiro!!! Mas resolve, fica brilhando, o negócio é que no outro dia está tudo branco de novo kkkkkkk. Há e tem outra essa água deixa as mãos muito ressecadas, então, LUVAS e bastante HIDRATANTE!!!

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;