sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vegetais - Congelar ou não??!!!

Não sabia a diferença entre verduras e legumes, então resolvi pesquisar e compartilhar aqui. Aproveitando o tema, aqui na Dinamarca eles vendem muitos legumes congelados e nunca soube se isso era saudável. Então resolvi pesquisar também e compartilhar aqui, afinal de contas é muito prático, não precisa descascar e nem cortar, sem contar que quando o inverno chega eu noto uma certa escassez dos vegetais fresquinhos. É só abrir o saco e fazer o que quiser com eles.
VERDURAS:
- Acelga, agrião, alface, almeirão, brocolis, chicória, couve-manteiga, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa, salsão etc.
LEGUMES:
- Abóbora, alcachofra, batatas, beringela, beterraba, cara, cenoura, chuchu, ervilha, inhame, jiló, maxixe, mandioquinha, mandioca, pepino, pimentão, quiabo, tomate, vagem etc.
     Segundo eu li esses alimentos não perdem suas propriedades nutricionais ao serem congelados. Mas devemos ficar atentos ao tipo de congelamento. O caseiro é o mais recomendado (chama-se branqueamento - http://pt.wikipedia.org/wiki/Branqueamento ), fazer uma lavagem nos vegetais primeiro, dar uma pré-cozida, resfriar e então congelar. Nunca deve-se congelar folhas, como por exemplo, alface, agrião e espinafre. Pepino, rabanete e tomate cru não devem ser congelados, assim como qualquer legume que se pretende consumir em saladas. O processo de congelamento amolece os alimentos, assim sendo, o tempo de cozimento deverá ser um pouco inferior ao que se usaria para consumo imediato. 

Um comentário:

Ludimila disse...

uma vez eu li num jornal daqui que os nutrientes sao os mesmos tanto em congelados quanto em frescos..

bj

Seguidores

 
;