quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Contagem das semanas na gravidez.

Das duas vezes que fiquei grávida eu nunca aprendi a fazer essa contagem das semanas, eu aprendia e sempre me perdia. Então resolvi postar aqui para ajudar as gravidinhas e futuras gravidinhas (o que não é o meu caso, tenho 2 - um menino e uma menina - e está de bom tamanho hahaha).
Por que sua conta nunca bate com a conta do médico?
O médico começa a contar desde o primeiro dia do último período menstrual (quando a mulher não sabe dizer o dia exato da concepção), ou seja, provavelmente duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. O cálculo também é feito por semanas, ao invés de meses. Por exemplo, 4 semanas é igual a 28 dias, que resulta em um mês lunar (aproximado). Diferente de um mês que você está acostumada, que em geral tem 30 ou 31 dias, o que dificulta a contagem. Portanto, iremos considerar que a gravidez dura em média 280 dias ou 40 semanas.
DE SEMANAS PARA MESES
De 1 a 4 semanas e meia = 1 mês de gravidez
De 4 semanas e meia a 9 semanas = 2 meses de gravidez
De 9 semanas a 13 semanas e 2 dias = 3 meses de gravidez
De 13 semanas e dois dias a 17 semanas e 5 dias = 4 meses de gravidez
De 17 semanas e 5 dias a 22 semanas e 1 dias = 5 meses de gravidez
De 22 semanas e 1 dia a 26 semanas e 4 dias = 6 meses de gravidez
De 26 semanas e 4 dias a 31 semanas = 7 meses de gravidez
De 31 semanas a 35 semanas meia = 8 meses de gravidez
De 35 semanas e meia a 40 semanas = 9 meses gravidez

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;