terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dois dias para fazer um bolo!!!

O maldito bolo que estragou minha cobertura!!!

Esse bolo tem história. Ontem sai para comprar os ingredientes para fazer um bolo simples de farinha de trigo porque gostamos muito (não gostamos muito daqueles bolos cheios de recheios e cobertura disso e daquilo, um bolinho simples de laranja, farinha de trigo, baunilha, limão... é a preferência aqui!!!). Comprei todos os ingredientes (bom, eu pensava que tinham sido todos), mas... faltou o fermento!!! :( Então, eu afoita para fazer o tal do bolo fui olhar na internet um bolo sem fermento (eu já tinha ouvido falar em bolo sem ovos, sem leite, mas sem fermento sinceramente ainda não. Mas tem na net, um mooooonte!!! Peguei uma receita com foto e que me agradou. Fiz o tal do bolo e coloquei no forno. Olhava todo tempo para saber se pelo menos dava uma crescidinha... E não é que cresceu um pouquinho!!! Enfiei a faca e saiu limpa. Esperei esfriar um pouco e desenformei (já tinha feito a calda de brigadeiro que por sinal ficou uma delícia!!!). Joguei a calda por cima e voilà cortei o "maldito". Ele estava embatumado!!! HORRÍVEL!!! Só na aparência que ficou bonito), agora ninguém dava conta de comer, só raspar a cobertura  (ela estava boa viu!!!).

Então como não desisto, fui eu hoje no mercado comprar o fermento para fazer um novo bolo (o solado foi para o lixo!!!). Agora sim, tudo em casa fiz outro. Esse aqui:
Não ficou lindo??!! Ele ainda estava no forno essa hora. Eu toda contente abri o forno pensando que ele já estava no ponto e... As APARÊNCIAS enganando outra vez olha!!! O bolo lindo, maravilhoso por fora, estava um creme mole por dentro... Isso porque o meu forno é elétrico e eu não lembrava como usar (ele tem um monte de figurinhas que eu não lembro o que é pra que). Então fui eu ficar mexendo, se o bolo escurecia mais em cima eu mexia na figurinha que achava que era, se demorava eu mudava e assim foi até eu colocar a faca e sair limpa. Então ele ficou assim:
Fiz outra cobertura de brigadeiro e voilà, dessa vez deu certo!!! Pelo menos ninguém aqui reclamou, todos elogiaram. Então segue a receita:

Ingredientes
Massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 125 g de manteiga
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
- Brigadeiro mole

Modo de fazer
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme esbranquiçado. Vá juntando aos poucos a farinha de trigo peneirada e o leite. Bata um pouco até a massa fica homogenea. Incorpore as claras em neve e por último o fermento (sem bater esses dois), misturando bem devagar. Unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido (200 graus). Quando ele começar a crescer baixe o forno para 180 graus. Estará pronto quando enfiar um palito ele sair limpo. Não abra o forno antes de 10 min. Para a cobertura faca um brigadeiro mole e reserve. Desenforme o bolo depois de frio e jogue a calda por cima.

                     Bom apetite!!! Testado e aprovado!!!

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;