quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dificuldade para se concentrar na leitura??!! Eu tenho!!!

Como eu comentei no post abaixo eu tenho muita dificuldade em me concentrar quando estou lendo. Mas só agora que me dei conta que posso melhorar isso. Gosto muito de ler e às vezes demoro para terminar um livro porque tenho que voltar mais de uma vez em alguma página que me perdi. Lendo sobre o assunto, achei algumas coisas interessantes que a Doutora Nanci Azevedo Cavaco escreveu. Segue a leitura:

 “Aprendendo a Domar seus pensamentos”

         Quantas vezes você se propôs a estudar e ao começar a ler a segunda linha não sabia mais o que estava escrito na primeira? Ou, ainda, na melhor das hipóteses, fez um esforço um pouco maior e o máximo que conseguiu foi chegar ao final da página, enquanto “lutava” com seus pensamentos, que divagavam em torno de vários assuntos, menos os referentes ao que acabara de ler? Pois é, você pode estar sofrendo da SFC (Síndrome da Falta de Concentração). Mas fique calmo: você pode corrigir isso.
Imagino que neste exato momento você esteja mais preocupado em saber como se resolve isso do que em saber como se adquire isso, o que é bastante válido, porém isso pode sugerir um outro “probleminha” chamado DEA (Deficiência no Equilíbrio da Ansiedade), bem característico das pessoas que querem conhecer o final do livro antes mesmo de começar a lê-lo, das que querem partir logo para solução de exercícios antes de conhecer sua base teórica, das que sabem bastante, mas na hora da prova acabam tendo amnésia. Sobre ansiedade, podemos até nos aprofundar em outra oportunidade, porém é importante salientar que a ansiedade também é uma das causas da dificuldade de concentração.
         Vamos dizer que a causa é o fato gerador do problema, portanto, é importante que você a conheça. Sem identificá-la, corre-se o risco de ficar sem solução, perpetuando esta deficiência, afinal “chupar bala não resolve o problema do mau hálito, apenas o disfarça”. Desse modo, é importante que você saiba as possíveis causas da SFC.
         Várias podem ser as situações causadoras da falta de concentração. Como situações causadoras mais sérias, entre outras, temos a depressão e o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) que afetam também a fase adulta e, entre as mais simples, vamos citar algumas como: estresse em geral, sono de baixa qualidade, “vício” em fazer várias coisas ao mesmo tempo, ansiedade, como já citada acima, alimentação inadequada, ah! sim, também o mau hábito que alguns possuem de estudar enquanto assistem à televisão.
         A esta altura, uma pergunta persiste: afinal como resolver o problema? Lógico que para cada causa teremos uma solução diferente, mas de maneira geral vou dar a dica de um exercício que ajudará bastante. Você deve fazê-lo diariamente. À medida em que se torne fácil, aumente sua dificuldade. Mentalmente imagine duas colunas, sendo uma ao lado da outra, a primeira começando com o 0 (zero) e outra começando com o número 100 (cem), ( 0 – 100).
         Na coluna da direita (0) você sempre aumentará 2 números, até chegar no total de 100, e na coluna esquerda (100) diminuirá 2 números, até que a coluna chegue a zero. Você deve executar esta tarefa simultaneamente e lembre-se: sem o uso de papel e caneta. Você deverá apenas recitar os números. Logo, você fará da seguinte maneira:
0 – 100, 2 – 98, 4 - 96, 6 – 94... sucessivamente até chegar em 96 - 4, 98 - 2, 100 - 0.
        Se preferir peça a alguém que o ajude monitorando sua contagem, pois se você fizer sozinho e se perder, terá que começar do 0 – 100 outra vez. A outra pessoa poderá lhe dizer a última seqüência de pares de números certos que você pronunciou.
Este simples exercício é de fato bastante poderoso. Além de trabalhar a concentração, ele também estimula a atenção e a memória. Leve a sério e perceba os resultados. 

Ela tem um livro que se chama "TURBINE SEU CÉREBRO" e quem quiser saber mais sobre a Doutora e seu livro é só entrar no link  (http://www.academiadocerebro.com/

Dra Nanci Azevedo Cavaco – Academia do Cérebro Neurocientista especializada em memória e aprendizagem Psicopedagoga, Máster Practitioner em Programação Neurolingüística

Bom, não posso indicar o livro porque não tive a oportunidade ainda de ler, mas vou fazer esse exercício dos números e ver se me ajuda. 

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;