quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Torta Holandesa

Ao contrário do que muitos pensam, a torta holandesa não foi importada da Holanda, ela tem sua origem no Brasil, mais precisamente na cidade de Campinas. A receita original foi criada por Sílvia Leite que é diretora de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Holandesa & Cia. Diz ela que o nome da receita foi uma homenagem a uma família holandesa que conheceu enquanto morou na Inglaterra, mas que a torta foi mesmo criada no Brasil. Quando criou a torta, em 1991, Sílvia era proprietária de um pequeno café no centro de Campinas. O sucesso da nova sobremesa foi tão grande que ela se desfez do estabelecimento, para se dedicar às vendas da torta e criou a Holandesa & Cia (http://www.mrbey.com.br/).  Eu só sei que essa torta é uma delííííícia, de se lamber os lábios!!! É uma torta com borda de biscoito Calipso Nestlé, com recheio de sorvete e cobertura de chocolate. Só de ler já não de água na boca??!! É super fácil de fazer e muito prática!!

Ingredientes:
Cobertura
- 1/2 lata de creme de leite
- 100g de chocolate meio amargo
Massa
- 1 pacote de biscoito Combina com leite e mel Nestlé (ou o básico de maisena mesmo)
- 100g de manteiga
- 1 caixa de biscoito Calipso original Nestlé
Recheio
- 1/2 lata de creme de leite
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 pote de sorvete de creme

Preparo:
Bata o biscoito Combina no liquidificador até obter uma farofa fina. Coloque esta farofa em uma tigela, junte a manteiga e misture até obter uma massa homogenea. Reserve. Coloque os biscoitos Calipso em toda lateral de uma forma de aro removível (26cm de diâmetro), forre o fundo com a massa de biscoito e reserve. Bata o creme de leite com o açúcar e o sorvete na batedeira e coloque o recheio sobre o fundo de massa reservado. Cubra com papel de alumínio e leve ao freezer por cerca de 12 horas. Coloque o creme de leite em um recipiente refratário e leve ao banho-maria, mexendo sempre até que a água ferva. Desligue o fogo e misture o chocolate picado, mexendo até formar um creme  homogeneo. Espere esfriar, cubra a superfície da torta e sirva.
Obs. - Se preferir pode fazer esta cobertura: Leve ao banho-maria 1/2 lata de creme de leite, 1 colher (chá) de manteiga, 2 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, até formar um creme homogeneo. Espere esfriar e cubra a torta. Depois de pronta, mantenha a torta no freezer.

MINHAS OBS:  Aqui não tem o biscoito Calipso, tem um parecido que é mais grosso e tem caramelo dentro o que não me agradou porque como tem q ficar no freezer fica muito duro na hora de comer. O sorvete que usei não foi KIBON, percebi que o que eu usei derrete mais rápido. Ao fazer a casquinha do fundo observe para que ela fique fina, a minha ficou meio grossa e não gostei porque ao ir ao freezer fica duro  e na hora de comer não é legal.
              
 Agora tem a versão mini. Olha que fofa...
             

2 comentários:

Gisley Scott disse...

Amei :)!!!

VIVIANE DELANI disse...

Uma delíciaaaaa!!!! Vale a pena fazer ;)

Seguidores

 
;