domingo, 30 de outubro de 2011

Biscoitinhos de Natal

    Eu sempre achei lindo ver em filmes aquelas vovós em época de natal fazer biscoitinhos para os netinhos, aqueles com formatos de coração, árvore de natal, estrela... Minha avó nunca foi chegada na cozinha, então fiquei só na vontade. Mas resolvi pegar uma receita na internet que deu muito certo, bom pelo menos foi aprovada por todos aqui em casa. A receita é do site http://casadachris.uol.com.br/blog/
Eu fiz e as fotos são minhas mesmo e dividi a receita em 3 porque achei que 1kg de farinha de trigo iria dar pra gente comer biscoitinhos até ano que vem rs, mas vou colocar aqui a receita da metade da do site dela. Então vamos à receita que da próxima vez quero decorar como fazem para o natal. Ficam ótimos com um cházinho ou cafézinho. 

Ingredientes
- 150g de manteiga em temperatura ambiente
- 500g de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- gotinhas de baunilha (coloquei umas 10)
- 250g de açúcar cristal
- Açúcar cristal e canela para polvilhar por cima se quiser

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus (médio). Coloque todos os ingredientes (menos os para polvilhar) em uma vasilha, começando pela farinha de trigo. Misture com uma colher e depois comece a usar as mão. A minha massa nem grudou muito nas mãos. Depois de consistente, passe para uma superfície polvilhada com farinha de trigo.
Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa e sove delicadamente até ficar lisa e com uma consistência macia (não muito mole, nem firme demais). Separe a massa em 2 porções e abra com um rolo.

A espessura vai do gosto da pessoa, se ficar mais fina os biscoitos ficarão mais crocantes, durinhos e vão render mais, se mais grossa, os biscoitinhos irão ficar mais macios e vão render menos. Recorte com moldes de sua preferência.

Coloque os biscoitinhos diretamente sobre a forma (como levam muita manteiga não precisa untar nem polvilhar nada). Lembre de deixar um espacinho entre eles. Polvilhe açúcar e canela e leve para o forno até dourarem (ficam prontos rapidinho). 
E ficaram assim, o lado moreninho é o que fica diretamente em contato com a  forma.


Obs.: já fiz 2 vezes, na primeira coloquei um pouquinho a mais da metade do açúcar sugerido na receita e os biscoitinhos ficaram mais macios, não tão crocantes (mesmo eles mais fininhos) e menos doces. A segunda vez que fiz segui a risca a receita e mesmo eles mais grossos ficaram mais durinhos pela quantidade de açúcar. 

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;