quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CANDIDÍASE??




A infecção por cândida afeta a maioria das mulheres pelo menos uma vez na vida.

Cândida, sistema imunológico e iogurte

A candidíase afeta cerca de 75% das mulheres em algum momento de suas vidas. O fungo que as causa, Candida albicans, também pode afetar bebês e idosos. Nas pessoas que estão com o sistema imunológico enfraquecido ou comprometido, a infecção pode causar septicemia ou envenenamento sanguíneo severo, que pode representar risco de vida. A forma mais comum nas mulheres é a infecção vaginal, cujos sintomas são um corrimento esbranquiçado com prurido ou sensação de ardência e forte odor desagradável.

O que causa a infecção?

Normalmente, o fungo da cândida vive em nosso corpo sem causar nenhum problema - na boca, intestinos, vagina e pele. O sistema imunológico e as bactérias amigas trabalham juntos para manter o número desses microorganismos sob controle. A infecção acontece somente quando o número de microorganismos aumenta drasticamente. Existem muitos motivos para que isso aconteça. Os fatores que afetam o número de bactérias amigas e/ou que fazem o sistema imunológico não trabalhar com sua capacidade total podem ser:

- Alguns medicamentos
- Mudanças nos níveis hormonais devido ao ciclo menstrual
- Anticoncepcionais orais
- Gravidez
Algumas vezes, a candidíase é transmitida sexualmente, e a infecção é provocada pelo sexo. Infecções recorrentes podem ser um sinal de uma condição subjacente, por exemplo, o diabetes. Isso acontece porque no diabetes não diagnosticado ou não controlado, a urina contém grandes quantidades de glicose, que proporcionam uma verdadeira festa para os fungos. A cândida adora ambientes quentes e úmidos, por isso as roupas íntimas muito justas proporcionam condições excelentes para o seu crescimento.

Controle da infecção

Mantenha a infecção sob controle:
- Usando calcinhas de algodão, que deixem a pele respirar
- Tomando cuidado para que nem a roupa íntima nem as calças sejam muito apertadas 
- Secando a pele com cuidado, especialmente entre dobrinhas e rugas
- Não usando toalhas de outras pessoas
Existem tratamentos para a infecção por cândida em forma de creme, diafragma, comprimidos orais e óvulos vaginais, disponíveis nas farmácias. Tome cuidado para lavar e secar bem as mãos depois de usá-los.
Alguns especialistas sugerem que comer iogurte regularmente evita as infecções por fungos. Procure iogurtes que contêm acidofilus ou bifidus.

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;