segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A moda do Brechó


A palavra Vintage, primeiramente foi usada para designar vinhos que tem a capacidade de envelhecer dentro da garrafa tendo seus sabores e aromas aprimorados (vint - vem de vinho, age - idade). A ideia é trazer para o presente detalhes marcantes de uma determinada época do passado. Para usar tem que ter personalidade. Segundo o estilista Franz Ambrósio a palavra vintage significa o melhor de cada época. Se for emblemático de uma época já é vintage, não precisa ter 20 anos a peca, mas também não é contemporaneo (uma peca que compramos ontem e só porque é usado não é vintage). Segundo ele tem que ter uma empatia ao escolher uma peca vintage, igual como se saíssemos pra namorar. Use o bom senso para usar e não parecer uma fantasia de época. "Se vestir é uma arte de sedução", diz o estilista. Aqui na Dinamarca existem vários brechós com várias roupinhas Vintage. Esses brechós a maioria são de caridade (pelo menos os que conheci). O lugar não cheira nada bem, tem cheiro de coisa velha. Você pode até achar algo legal, mas garimpando muuuuuuito. As roupas não são tratadas antes de expostas iguais alguns brechós de luxo fazem no Brasil. Para não errar:


  • Anos 20 - vestidos com cintura bem rebaixada e comprimento nos joelhos. As pérolas à la Chanel e tudo o que remete à estilista, entre outros elementos.
  • Anos 40 - decotes avantajados, sensualidade e glamour das grandes musas de Hollywood.
  • Anos 50 - cinturas bem marcadas, calcas cigarrette e saias gode.
  • Anos 60 - vestidos justos e curtos.
  • Anos 70 - saias longas, estampas florais e tudo que arremete ao estilo hippie ou étnico.
  • Anos 80 - trazem uma variedade de estilos, que vão do new wave e seus tons neon, ao punk e outras vertentes do rock.
*Bom, quanto a mim eu não sei usar e muito menos gosto. Acho que vai da personalidade da pessoa mesmo. Sou uma pessoa muito contemporanea. Mas... se bem que tem umas peças bonitas iguais a esse vestido que a Drew Barrymore usou e que custou menos de 25 dólares:

Nenhum comentário:

Seguidores

 
;