segunda-feira, 31 de outubro de 2011 0 comentários

Arranjo de mesa

Gente olha que dica legal. Uma jarra de suco, laranjas ou limões, flores e água. Super fácil e prático!!!

domingo, 30 de outubro de 2011 0 comentários

Biscoitinhos de Natal

    Eu sempre achei lindo ver em filmes aquelas vovós em época de natal fazer biscoitinhos para os netinhos, aqueles com formatos de coração, árvore de natal, estrela... Minha avó nunca foi chegada na cozinha, então fiquei só na vontade. Mas resolvi pegar uma receita na internet que deu muito certo, bom pelo menos foi aprovada por todos aqui em casa. A receita é do site http://casadachris.uol.com.br/blog/
Eu fiz e as fotos são minhas mesmo e dividi a receita em 3 porque achei que 1kg de farinha de trigo iria dar pra gente comer biscoitinhos até ano que vem rs, mas vou colocar aqui a receita da metade da do site dela. Então vamos à receita que da próxima vez quero decorar como fazem para o natal. Ficam ótimos com um cházinho ou cafézinho. 

Ingredientes
- 150g de manteiga em temperatura ambiente
- 500g de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- gotinhas de baunilha (coloquei umas 10)
- 250g de açúcar cristal
- Açúcar cristal e canela para polvilhar por cima se quiser

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus (médio). Coloque todos os ingredientes (menos os para polvilhar) em uma vasilha, começando pela farinha de trigo. Misture com uma colher e depois comece a usar as mão. A minha massa nem grudou muito nas mãos. Depois de consistente, passe para uma superfície polvilhada com farinha de trigo.
Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa e sove delicadamente até ficar lisa e com uma consistência macia (não muito mole, nem firme demais). Separe a massa em 2 porções e abra com um rolo.

A espessura vai do gosto da pessoa, se ficar mais fina os biscoitos ficarão mais crocantes, durinhos e vão render mais, se mais grossa, os biscoitinhos irão ficar mais macios e vão render menos. Recorte com moldes de sua preferência.

Coloque os biscoitinhos diretamente sobre a forma (como levam muita manteiga não precisa untar nem polvilhar nada). Lembre de deixar um espacinho entre eles. Polvilhe açúcar e canela e leve para o forno até dourarem (ficam prontos rapidinho). 
E ficaram assim, o lado moreninho é o que fica diretamente em contato com a  forma.


Obs.: já fiz 2 vezes, na primeira coloquei um pouquinho a mais da metade do açúcar sugerido na receita e os biscoitinhos ficaram mais macios, não tão crocantes (mesmo eles mais fininhos) e menos doces. A segunda vez que fiz segui a risca a receita e mesmo eles mais grossos ficaram mais durinhos pela quantidade de açúcar. 
quinta-feira, 27 de outubro de 2011 0 comentários

Como cuidar de plantas em vasos

Essa reportagem saiu na revista Casa Cláudia e achei excelente, tem dicas bem simples e super fáceis.



Água na dose certa

Como saber qual é a quantidade de água de que cada espécie precisa? Um caminho é observar o desenvolvimento das plantas para descobrir suas necessidades. "Grande parte dos exemplares morre por excesso de água e não por falta dela. É preferível regar freqüentemente e sem exageros. Terra encharcada propicia o aparecimento de fungos e pragas e provoca o apodrecimento das raízes", afirma o paisagista João Jadão, da Planos e Plantas. Para não errar na dose, veja algumas dicas:

 • Sinta a umidade da terra pressionando o dedo no vaso até 2,5 cm de profundidade. Regue apenas se perceber que o solo está seco.
 • Procure molhar as plantas pela manhã. Assim haverá tempo para a absorção e a evaporação de um eventual excesso. A umidade que persiste por toda a noite aumenta a chance de um ataque de fungos.
 • Use um regador que passe entre as folhagens sem machucá-las e libere um pequeno volume de água por vez. Os de bico longo funcionam bem.
 • Durante os meses de inverno, as regas devem ser mais espaçadas, pois as plantas entram em repouso.
 • Vasos de barro absorvem mais água que os de plástico e pedem um intervalo menor entre as regas. Mas é justamente a porosidade do material que permite que as raízes respirem melhor.

Algumas espécies, como a avenca, necessitam ainda de umidade no ar. Para criar essa condição, um recurso é pulverizar água ao redor da planta todos os dias, mesmo sem molhar a terra. "Isso cria um microclima apropriado", diz Jadão. Outra sugestão  dos paisagistas é tentar reproduzir uma mata, agrupando vários vasos num mesmo local. Juntas, as plantas transpiram e liberam maior volume de vapor d'água. Longos períodos sem regas deixam as plantas ressecadas e debilitadas - algumas  não se recuperam e chegam a morrer. Quando você viajar, peça para um amigo que goste de jardinagem assumir a tarefa de regar ou, se a ausência for curta, instale no vaso um gotejador de plástico com regulagem de vazão. Uma alternativa para manter a terra úmida é a técnica do barbante:  coloque água em uma garrafa PET, feche e faça um furo na tampa. Passe um barbante pela abertura, de forma que ele chegue ao fundo do recipiente. Enterre a outra ponta do fio no vaso.

O preparo da terra

A chamada mistura básica, usada para a maioria das plantas, tem a seguinte proporção de tipos de solo e outros ingredientes: 1/3 de areia de rio (a areia de mar não deve ser empregada devido à grande quantidade de sal), 1/3 de terra comum e  1/3 de material orgânico (húmus, esterco), do qual as plantas vão retirar os nutrientes fundamentais. "Para dar leveza à receita, pode-se substituir a areia por algum substrato pronto que contenha vermiculita (rochas trituradas), palha de arroz ou outro  item que deixe a composição mais areada e mantenha a água e os nutrientes disponíveis por mais tempo", afirma o engenheiro agrônomo Onélio Argentino. Espécies tropicais, como as samambaias,  que apreciam a umidade, podem ser plantadas em outra proporção de ingredientes: 2/4 de húmus, 1/4 de terra e 1/4 de areia. Qualquer que seja o tipo de planta, as dicas abaixo ajudam a aproveitar  melhor os nutrientes do solo:


• As regas vão achatando a terra. Sempre que notar que ela está endurecida, revolva para afofar, com o cuidado de não ferir caules e raízes.

 • Se não conseguir deixar a terra soltinha, verifique se as raízes da espécie cresceram demais. Em caso positivo, é hora de transplantá-la para um vaso maior.


Luz garante o verde

Sem luminosidade, as plantas não realizam a fotossíntese, uma de suas funções essenciais. O pigmento verde clorofila, sob a ação da luz, retém gás carbônico, libera oxigênio e vapor d'água, que refresca os ambientes. A fotossíntese também é o processo pelo qual as espécies produzem os açúcares que as alimentam. "É por isso que, em local escuro, as plantas enfraquecem a ponto de morrer", explica a arquiteta Aline Najar, da Geovida. Há, claro, exceções.  "As variedades de interior, de verde mais intenso, suportam melhor os ambientes com baixa luminosidade", diz. Já as folhagens coloridas, como o cróton, e as espécies floridas não abrem mão de luz solar para realçar seus matizes. Se você cultiva exemplares dentro de casa, não se esqueça destes detalhes:
 • A claridade das janelas chega lateralmente às plantas, que tendem a crescer em direção à luz. Resultado: um lado fica mais farto e viçoso que o outro. Para evitar o problema, gire o vaso com regularidade.
 • Quem tem quintal ou varanda aberta pode fazer um rodízio: deixe os vasos que ficam em ambientes fechados tomando sol por alguns dias e traga os da área externa para o interior.


Cuidados ao podar

A remoção de partes da planta só deveria ser efetuada com um objetivo: dar saúde e vigor à espécie. Isso quer dizer retirar galhos secos, doentes e mal-formados, que danifiquem o equilíbrio do formato original da planta. A operação é  conhecida como poda de limpeza. "Excetuando esses casos, não se deveria podar, pois cada corte desnecessário faz a planta sofrer um estresse", acredita a arquiteta Aline Najar. No caso de plantas  lenhosas, que tenham galhos duros e secos, recomenda-se, após o corte, passar algum cicatrizante no local, como o gel das folhas de babosa  (Aloe vera) ou própolis em gotas. Espécies que dão flores merecem uma atenção a mais: sempre remova as flores secas e murchas. "Flores mortas podem apodrecer e levar ao aparecimento  de fungos", diz a arquiteta.


Adubo que revigora

Os três elementos básicos para um solo sadio estão contidos na sigla NPK, que significa nitrogênio, fósforo e potássio. Eles podem ser comprados juntos, em um adubo à venda em lojas de jardinagem, ou separados,  em fontes naturais. O nitrogênio é encontrado em húmus de minhoca, esterco e torta de mamona, o fósforo, na farinha de ossos, e o potássio, em cinzas de madeira obtidas da queima de lenha. "Você  pode pedir o material em uma pizzaria ou padaria. Já as cinzas de churrascarias contêm muito sal e prejudicam as plantas", aconselha Onélio Argentino. Outras dicas para uma adubação correta:
 • Use de preferência adubos orgânicos. Eles contêm os mesmos microorganismos do solo e tornam a terra nutritiva e fofa para que as plantas respirem melhor.
 • Retire cerca de um terço da terra do vaso, acrescente o adubo a ela, na proporção indicada, e depois recoloque a mistura no recipiente.
 • Após a adubação, molhe a terra. A água serve de condutor para os sais minerais e dissolve eventuais excessos, que podem prejudicar as raízes.


0 comentários

Suculentas

Eu sempre gostei de suculentas, são práticas, bonitas e pra quem não sabe cuidar de plantas (como é o meu caso rs), é a melhor pedida. São chamadas de suculentas porque conseguem armazenar água e são muito resistentes, por isso não precisam de muita manutenção. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011 0 comentários

Aprendendo a pegar ônibus

Aprendi a andar de ônibus essa semana porque não dá pra ir à pé levar o Rafa na escola e a carteira de motorista brasilleira não vale aqui e agora nem a internacional vale mais (tem que fazer exame médico-500kr, mandar traduzir para o inglês ou dinamarquês, com carimbo do cartório-300kr e pagar pela nova carteira-260kr). Ou seja, tivemos que arranjar um jeito de leva-lo para a escola, até podermos alugar um carro, o jeito foi de ônibus. Mas é uma maravilha!!! Horário aqui na Dinamarca é coisa séria. Os ônibus chegam no horário marcado, então não tem essa de ficar esperando não sei quanto tempo pra pegar um.  Quando você compra uma passagem, ela vale por 1hora, então dá pra levar o Rafa e voltar pra casa com apenas 1 passagem (que custa 10kr - R$3,31), mas descobri isso só no segundo dia rs. Preciso pegar 2 ônibus pra chegar na escola dele (todas as linhas que passam perto de casa vão para o centro da cidade somente, então tem que descer lá). É longe pra ir à pé, mas de ônibus não gasta 20min. A viagem é bem tranquila, os motoristas dirigem parecendo que estão levando pessoas mesmo ( no Brasil parece que estão levando mercadorias e bem vagabundas, porque as valiosas eles tem cuidado rs). Estudantes e idosos não pagam. Hoje estava um frio de lascar, só não ventava tanto igual ontem, mas estava congelante rs. Agasalhei as crianças bem, me agasalhei bem também e fomos, ainda estava escuro, parecia noite (7hs da manhã). A motorista falou pra amanhã eu dar sinal com a luz do celular porque ela quase não nos viu rs. Bom por hoje é isso, o frio aperta cada dia mais e olha que estamos só no começo do outono...
Obs.: Táxi aqui é caro demais. Os 10 kr que pagamos pra ir para o centro da cidade paga 10% do preço cobrado pelo táxi (100kr de casa até o centro que são 10 min).
segunda-feira, 24 de outubro de 2011 0 comentários

Rafinha de volta à escola!!!

Gente como é bom poder ver seu filho feliz. Eu sentia que ele não estava totalmente feliz, faltavam amigos!!! Por mais que ele seja uma criança que aprendeu a brincar sozinha ele precisa de amigos. E hoje finalmente ele fez um monte de amigos. Primeiro dia de aula, ainda na sala de adaptação, mas por pouco tempo porque meu Rafinha é muito esperto e já já estará na sala comum. Professora super legal, atenciosa, brincalhona, um amor. A melhor sensação do mundo eu tive quando fui buscar ele na escola. Ele saiu com um sorriso indescritível, quase gritando que foi muito bom, que ele aprendeu muito, que estava lembrando das palavras em dinamarquês, que não tinha tido nenhuma dificuldade, estava muuuuuito feliz meu puskinho. Fiquei 1hora com ele na sala quando fui leva-lo, para ver como seria o desenvolvimento. Falaram sobre as pequenas férias que tiveram semana passada (férias de outono, 1 semaninha), sobre o que haviam feito, mostraram pra gente a escola, a área de brinquedos, o consultório dentário (até isso tem na escola, que benção!!!), brincaram de pique-pega, depois teve língua dinamarquesa, matemática, saíram para recolher folhas para fazer um trabalho e acabou. Pena que acabou porque acho que ele ficava lá o dia todo sem reclamar de tanto que gostou rs. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e depois ao povo dinamarquês que sempre nos acolheu bem. VER OS FILHOS FELIZES NÃO TEM PREÇO!!!
Pela roupa da pra ver o tanto que estava quente o dia ne rs. Ventava tanto, mas tanto que a sensação térmica deveria estar 2 graus ou menos. 
sexta-feira, 21 de outubro de 2011 0 comentários

O que usar conforme seu corpo

Quadris largos:
-  Usar calças retas e saias com um leve evase, pois o caimento solto disfarça os excessos.
- Peças em cores escuras e neutras são mais discretas e não chamam atenção.
- Evite pecas muito justas que evidenciam ainda mais a área.
- As peças muito amplas e com excesso de detalhes também adicionam ainda mais volume aos quadris.
- Na hora de comprar um jeans, fuja dos modelos skinny, da cintura baixa ou da muito alta. Opte por uma cintura intermediária e calcas com pernas mais retas.

Pernas grossas:
- Calças e saias mais retas e com caimento solto são a melhor escolha.
- Evite calças coladas ao corpo, shorts, saias e vestidos muito curtos.
- Procure sapatos com peso visual compatível ao das pernas e evite botas curtas e sandálias com tiras no tornozelo.

Pernas curtas:
- Os saltos altos dão uma boa ajuda.
- Usar os sapatos da mesma cor da calça, saia ou vestido, isso cria uma unidade visual que ajuda a alongar.
- Listras verticais são um bom recurso.
- Evite peças de cintura baixa, bermudas e calças capri, botas de cano curto e tiras no tornozelo.
- Na parte superior do corpo escolha tops, blusas e casacos que terminem no máximo na altura do osso do quadril.

Barriga saliente:
- Evite estampas e detalhes que chamem a atenção para a região, como cintos e faixas chamativas.
- Prefira blusas e casacos mais soltos ou usados por fora da calça ou saia. 
- Evite calças e saias de cintura alta ou muito baixa.

Seios grandes:
- Há quem prefira disfarça-los, então, evite golas altas e muito fechadas, blusas em tecidos com muita textura, detalhes na altura do busto e opte por decotes mais amplos, em V ou U e camisas com o colarinho mais aberto.

Seios pequenos:
- Abuse de peças com detalhes sobre a região, como estampas, brilhos, pregas, bolsos, decotes mais fechados, arredondados e golas altas.
- Evite decotes profundos e blusas muito justas.

Pouco bumbum:
- Use tudo que de a ilusão de mais volume à região como bolsos, jeans com lavagens mais claras no bumbum, cores mais claras e vivas, saias amplas e tecidos com textura.
- Evite calças e saias justas e jeans sem bolsos traseiros.

Muito bumbum:
- Saias, calças e vestidos mais soltos são a melhor opção. 
- Evite tecidos muito encorpados, que irão adicionar mais volume e também os muito finos e molengos, como a viscolycra, que marcam muito a região.
- Cuidado ao escolher o jeans, cinturas muito baixas não combinam com bumbum avantajado.

Obs.: Não quero aqui dizer o que é certo ou errado, cada um usa o que se sentir bem. As dicas se referem ao que disfarça, ao que não deixa aparentar que é grande ou pequeno, que aumenta ou diminui.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011 0 comentários

Tirando odores das mãos e Peixe Pangasius


Essa semana fiz peixe e usei bastante limão, cebola, alho... Minhas mãos depois ficaram cheirando a tudo isso e não sabia como eliminar o odor. Então...

Peixe - Lave com vinagre ou água e sal e esfregue com uma folha de louro ou pó de café. Se preferir, esfregue os dedos com um objeto de aço inoxidável (colher, faca...), debaixo de água corrente, do lado contrário do corte.
Cebola - esfregue limão ou sal, depois lave bem as mãos com sabonete e passe um hidratante para as mãos.
Alho - lave as mãos com suco de limão, depois lave bem com sabonete e passe um hidratante para as mãos (afinal de contas o limão resseca a pele).
Para diminuir o cheiro de fritura de peixe e a fumaça - é só colocar umas gotinhas de suco de limão fresco no óleo.

Obs.: detergentes nas mãos fixam ainda mais os cheiros.
O peixe que usei foi um tal de Pangasius que eu nunca tinha ouvido falar (mas lendo já vi que apelidaram ele no Brasil somente de Panga). É bom demais, recomendo!!! Ele não tem o cheiro muito forte, tem textura firme, sabor suave e sem espinhas. É bastante versátil podendo ser grelhado, frito, assado e enssopado. Sua origem é vietnamita e é exportado por mais de 240 nações. 

Deixei descongelar (comprei o pacote de 1kg) e temperei com limão siciliano, alho, sal e cebola. Deixei marinar por algumas horas e fritei na manteiga. Para acompanhar fiz purê de batatas e ervilhas. Tudo simples, rápido e delícia!!!
quarta-feira, 19 de outubro de 2011 0 comentários

Pegadas na areia


"Uma noite eu tive um sonho... 
Sonhei que estava andando na 
praia com o Senhor,e através do 
Céu, passavam cenas de minha vida. 
Para cada cena que passava,percebi 
que eram deixadas dois pares de 
pegadas na areia;um era o meu e o 
outro do Senhor. 
Quando a última cena de minha vida 
passou diante de nós,olhei para trás, 
para as pegadas na areia,e notei que 
muitas vezes no caminho da minha vida 
havia apenas um par de pegadas na areia. 
Notei também que isso aconteceu nos 
momentos mais difícies e angustiosos 
da minha vida. Isso aborreceu-me deveras, 
e perguntei então ao Senhor: 
"Senhor, Tu me disseste que,uma vez que 
eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre 
comigo, todo o caminho, mas notei que 
durante as maiores atribulações do meu 
viver havia na areia dos caminhos da 
vida, apenas um par de pegadas. 
Não compreendo porque nas horas 
em que eu mais necessitava de Ti, Tu 
me deixastes". 
O Senhor respondeu: 
Meu precioso irmão, Eu te amo e jamais 
te deixaria nas horas da tua prova e 
do teu sofrimento. 
Quando vistes na areia apenas um par 
de pegadas, foi exatamente aí que 
EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS".
terça-feira, 18 de outubro de 2011 0 comentários

Vamos trabalhar os músculos da face!!!




Ginástica facial para quem está perdendo peso
Um rosto jovem é mais cheio. À medida que envelhecemos, ele murcha. O obeso também perde forma no rosto. Ninguém deve emagrecer sem exercícios para o corpo e para o rosto também, já que é um conjunto. Fica mais harmônico e equilibrado.
Quem está perdendo peso e já passou dos 35 anos, nesses os sinais no rosto são ainda mais marcantes, já que a perda de massa magra nessa região é bastante perceptível. Deve-se iniciar a ginástica antes de começar a perder peso. Pessoas que aguardam chegar ao peso ideal para dar início aos exercícios não terão uma resposta tão positiva dos músculos faciais quanto se começasse antes de emagrecer”, completa. Nos casos de dieta, o ideal é fazer 40 minutos diários de ginástica (20 minutos duas vezes por dia).
Como são os exercícios para o rosto?
No início, os exercícios são realizados em frente ao espelho para que você consiga acompanhar os movimentos, controlar a intensidade e corrigir o que estiver fazendo de errado. Fazendo 20 minutos por dia (de manhã ou à noite) são suficientes. O ideal é começar pela área do rosto que está precisando mais, que tenha mais flacidez ou rugas.
A técnica não associa massagens, apenas os movimentos de expressão do rosto. Antes de iniciar, é aconselhável aplicar um creme hidratante, que funciona como um lubrificante, já que a ginástica trabalha os músculos, mas a pele se movimenta junto. Os resultados começam a aparecer depois de um mês. Você percebe que acorda com a fisionomia mais jovem, relaxada.
O que a ginástica facial faz pelo seu rosto:
Bombeia mais sangue;
Oxigena as fibras musculares;
Elimina toxinas;
Queima o ácido lácteo;
Aumenta a massa muscular suavemente;
Suaviza e elimina marcas de expressão;
Deixa a pele mais iluminada.
As especialistas advertem que é importante procurar um profissional qualificado antes de iniciar a ginástica, já que será necessário avaliar a flacidez da pele, as medidas do rosto, e diferenças individuais, como uma boca mais larga, uma bochecha mais comprida ou mais arredondada.

Os fatores envelhecedores, como o sol, o estresse, má qualidade de vida e má alimentação também devem ser evitados para que o tratamento seja mais eficaz. Quem fuma, consome bebida alcoólica e se alimenta mal, verá os resultados de forma mais lenta. Outro fator importante é evitar os movimentos de estresse no rosto. Não importa o movimento que você faça, o importante é a emoção que tem por trás dele. Em geral, elas deveriam ser leves, suaves e sem estresse.

Fazer caretas bem orientadas é muito bom para combater a flacidez e recuperar o tônus do rosto e pescoço. Os resultados são uma espécie de preenchimento natural.
Para se conseguir a eficácia desta prática é preciso seguir algumas regras. Os exercícios devem ser feitos de cinco a sete vezes por semana seguindo as orientações corretamente ou, do contrário, podem agravar os sinais de idade.
Bochechas – Encoste os dentes de cima nos debaixo e abra um grande sorriso, alargando a boca para as laterais e solte. Repita de cinco a oito vezes por dia.
Olhos – feche os olhos rapidamente e com bastante força. Depois vá soltando a musculatura lentamente, permanecendo com os olhos fechados. Repita de cinco a oito vezes por dia.
Papada – Com a boca fechada, encoste a ponta da língua na cavidade inferior da boca e pressione. Relaxe e repita pelo menos cinco vezes.
Testa – Levante bem devagar as sobrancelhas e abra os olhos o máximo que puder. Solte o movimento devagar. Repita cinco vezes.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011 0 comentários

Frango com queijo e Nachos


Esse prato comemos em um restaurante em Vejle (Dinamarca) e meu marido foi o primeiro a fazer em casa (sim, ele mesmo!!!). Daí vocês tiram como é fácil fazer!!!


Ingredientes
- 500g de peito de frango sem osso
- sal, alho e cebola
- manteiga
- 1 pacote de nachos (que não iremos usar tudo)
- queijo mussarela ou se preferir um mais consistente
Preparo
Corte o frango em cubos, tempere e leve para fritar em uma panela na manteiga. Deixe dourar. Coloque o frango em uma travessa. Coloque o queijo por cima e por último os nachos. Leve ao forno até que o queijo derreta. Pronto é só isso mesmo e fica uma delícia!!!

domingo, 16 de outubro de 2011 0 comentários

Fogão a lenha

Essa é para você que gosta de um fogãozinho a lenha. Muita gente diz que comida de fogão a lenha é diferente e sinceramente eu também acho. Não porque estou acostumada a isso, mas sim porque lembra a minha infância. Até os 12 anos costumávamos  passar longas temporadas na fazenda da vó Amélia (saudades vozinha!!!) e até bolo saia do fogão a lenha rs. Minha mãe fazia uma engenhoca e logo saia um bolo quentinho e gostoso. Seu calor nos aquecia nas noites frias de longos "causos"do povo de lá. E era tão bom, tenho saudade. Parece que o tempo demorava mais a passar. Bom , mas a historinha foi só pra falar de uma pesquisa sobre o fogão a lenha: 

Uso diário do fogão a lenha pode prejudicar os pulmões, diz estudo
A queima de madeira e carvão em casa mata 2 milhões por ano. O problema é mais grave em países menos desenvolvidos.
Esse estudo foi publicado ontem pela revista Science e segundo ele, cerca de 3 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial, usa esses combustíveis para preparar alimentos. A fumaça emitida por eles enche os espaços sem ventilação das moradias, provocando pneumonia e doença pulmonar crônica e afetando especialmente mulheres e crianças, que passam mais tempo dentro de casa. 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011 0 comentários

"Por que não comer insetos?"

Cientista propõe comer insetos como fonte alternativa de proteína

Insetólogo diz que ocidentais deveriam adotar prática, comum nos trópicos, para suprir demanda de carne sem danos ao ambiente


Um insetólogo holandês vem fazendo uma campanha para convencer o mundo ocidental a adotar um costume que, segundo ele, é bastante comum nos trópicos: comer insetos (prática conhecida como entomofagia) como fonte alternativa e sustentável de proteína. A proposta de Arnold van Huis, detalhada em artigo publicado na revista "The Scientist", não é nova.
Em 1885, o insetólogo britânico Vincent M. Holt escreveu um pequeno livro intitulado "Why not eat insects?" (em tradução livre, por que não comer insetos?). Os argumentos dos dois especialistas, no entanto, ganham força num momento em que o mundo procura soluções para a crise dos alimentos.
Na Grã-Bretanha, um estudo sobre alimentos e o futuro da agricultura encomendado pelo governo e divulgado nesta semana pede ação urgente para evitar a fome global. Segundo o relatório, dentro de 20 anos, serão necessários 40% mais alimentos, 30% mais água e 50% mais energia para suprir as necessidades da população do planeta. O sistema atual de produção, além de não ser sustentável, não será capaz de suprir a demanda, argumentam os autores do estudo, realizado pelo centro de estudos Foresight. Relatórios como esse tendem a ser usados como base para argumentos a favor do uso de técnicas de engenharia genética para produzir alimentos. A saída oferecida por van Huis, da Wageningen University, na Holanda, é mais direta e evita a questão polêmica dos transgênicos. 
Nutritivos -Em entrevista por e-mail à BBC Brasil, o insetólogo não quis recomendar um inseto em especial, dizendo que tudo depende da forma como são preparados. Ele disse que algumas espécies têm sabor semelhante ao das oleaginosas (como o gergelim, por exemplo) e ressaltou que nem todas as espécies são comestíveis, já que algumas são venenosas."Insetos venenosos são consumidos nos trópicos, mas a população local sabe como lidar com isso, removendo o veneno", explicou. Quanto ao seu valor nutritivo, a carne do inseto é comparável às tradicionais, como a de porco, vaca, carneiro e peixe. Segundo van Huis, o conteúdo proteico de um inseto varia entre 30 e 70%, dependendo da espécie. Eles também são ricos em ácidos graxos essenciais e vitaminas, especialmente as do complexo B. Em seu artigo, o insectólogo diz que mais de mil espécies de insetos são comidas nos países tropicais, entre elas, larvas de borboleta, gafanhotos, besouros, formigas, abelhas, cupins e vespas.
E as baratas? Elas também são comestíveis? Van Huis disse à BBC Brasil que, em suas viagens, nunca viu ou ouviu relatos de pessoas comendo baratas. Mas acrescentou: "Um colega, que está fazendo um inventário de insetos comestíveis, encontrou baratas comestíveis." Em seu artigo na revista "The Scientist", Van Huis escreve, no entanto, que os ocidentais se enganam quando pensam que os povos dos trópicos comem insetos porque estão passando fome. "Pelo contrário", ele diz. "Um petisco de inseto é com frequência considerado uma iguaria." Este seria o caso, no Brasil, da formiga tanajura. Segundo especialistas brasileiros, essa formiga, fêmea ovada das saúvas, é considerada uma verdadeira guloseima no Brasil.
Crise da Carne -Segundo o insectólogo, o consumo mundial de carne quase triplicou desde 1970 e deve dobrar até 2050. Ele diz que 70% da terra cultivada já é usada para alimentar rebanhos. Van Huis diz que uma intensificação ainda maior na pecuária em escala industrial poderia aumentar os custos para o meio ambiente e para a saúde.
Criações de rebanhos de grande densidade favorecem o surgimento de doenças. -Rebanhos consomem grandes quantidades de água e emitem grandes quantidades de gases responsáveis pelo efeito estufa - como o gás metano, por exemplo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), as criações de rebanhos respondem por 18% das emissões desses gases. Cupins, baratas e certas espécies de besouro também produzem metano, mas a maioria dos insetos comestíveis, não. E a carne de insetos ainda apresenta uma outra vantagem em relação à carne tradicional, explica van Huis. 'Eles convertem o alimento em massa corporal de maneira mais eficiente', diz o especialista. 'Para produzir 1 kg de carne, grilos precisam de 1,7 kg de alimento. Muito menos do que o frango (2,2 kg), o porco (3,6 kg), o carneiro (6,3 kg) e a vaca (7,7 kg). Portanto, por que não comer insetos?, ele pergunta. E conclui seu artigo sugerindo que governos e empresas deveriam explorar o incrível potencial dos insetos como fonte de carne, promovendo essa indústria. "No sul da África", ele diz, "este já é um negócio de US$ 85 milhões."
Brasil -Em declaração à BBC Brasil, o biólogo Eraldo Medeiros Costa Neto, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, disse concordar positivamente com a proposta de van Huis. "No entanto, muitas espécies de insetos apresentam compostos farmacologicamente ativos e, assim, os efeitos tóxicos potenciais dos insetos comestíveis precisam ser investigados com mais atenção", acrescentou. Costa Neto explica que a FAO está realizando um inventário das atividades relacionadas ao consumo de insetos pelo homem. "A FAO acredita que o papel específico dos insetos comestíveis e seu potencial na segurança alimentar, qualidade dietética e alívio da pobreza está severamente subestimado", diz o biólogo. "Com esse inventário, será formulada uma estratégia para promover o consumo de insetos em nível mundial." Pesquisas feitas por Costa Neto no Brasil revelaram que insetos fazem parte da dieta de vários grupos indígenas, comunidades urbanas, populações ribeirinhas do Amazonas, grupos de pastores e de pescadores e comunidades afro-brasileiras. O cardápio desses grupos inclui pelo menos 135 tipos de insetos.
E VOCÊ, COMERIA INSETOS?
quinta-feira, 13 de outubro de 2011 0 comentários

CANDIDÍASE??




A infecção por cândida afeta a maioria das mulheres pelo menos uma vez na vida.

Cândida, sistema imunológico e iogurte

A candidíase afeta cerca de 75% das mulheres em algum momento de suas vidas. O fungo que as causa, Candida albicans, também pode afetar bebês e idosos. Nas pessoas que estão com o sistema imunológico enfraquecido ou comprometido, a infecção pode causar septicemia ou envenenamento sanguíneo severo, que pode representar risco de vida. A forma mais comum nas mulheres é a infecção vaginal, cujos sintomas são um corrimento esbranquiçado com prurido ou sensação de ardência e forte odor desagradável.

O que causa a infecção?

Normalmente, o fungo da cândida vive em nosso corpo sem causar nenhum problema - na boca, intestinos, vagina e pele. O sistema imunológico e as bactérias amigas trabalham juntos para manter o número desses microorganismos sob controle. A infecção acontece somente quando o número de microorganismos aumenta drasticamente. Existem muitos motivos para que isso aconteça. Os fatores que afetam o número de bactérias amigas e/ou que fazem o sistema imunológico não trabalhar com sua capacidade total podem ser:

- Alguns medicamentos
- Mudanças nos níveis hormonais devido ao ciclo menstrual
- Anticoncepcionais orais
- Gravidez
Algumas vezes, a candidíase é transmitida sexualmente, e a infecção é provocada pelo sexo. Infecções recorrentes podem ser um sinal de uma condição subjacente, por exemplo, o diabetes. Isso acontece porque no diabetes não diagnosticado ou não controlado, a urina contém grandes quantidades de glicose, que proporcionam uma verdadeira festa para os fungos. A cândida adora ambientes quentes e úmidos, por isso as roupas íntimas muito justas proporcionam condições excelentes para o seu crescimento.

Controle da infecção

Mantenha a infecção sob controle:
- Usando calcinhas de algodão, que deixem a pele respirar
- Tomando cuidado para que nem a roupa íntima nem as calças sejam muito apertadas 
- Secando a pele com cuidado, especialmente entre dobrinhas e rugas
- Não usando toalhas de outras pessoas
Existem tratamentos para a infecção por cândida em forma de creme, diafragma, comprimidos orais e óvulos vaginais, disponíveis nas farmácias. Tome cuidado para lavar e secar bem as mãos depois de usá-los.
Alguns especialistas sugerem que comer iogurte regularmente evita as infecções por fungos. Procure iogurtes que contêm acidofilus ou bifidus.

0 comentários

Suflê de Cenoura


        Outra receita super fácil, rápida e uma delícia!!! 

Ingredientes
- 500g de cenoura 
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de queijo mussarela ralado
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
Preparo
Descasque as cenouras, corte em pedaços grandes e cozinhe. Pré aqueça o forno a 180 graus. Depois de cozidas coloque-as no liquidificador. Acrescente as gemas, o queijo, o leite, a farinha de trigo e o sal e bata até formar um creme homogêneo. Enquanto isso, bata as claras em neve. Transfira o creme para um vasilha, junte o fermento, as claras em neve (incorporando, sem bater) e por último o queijo mussarela ralado, misturando bem devagar. Coloque em uma travessa, polvilhe queijo parmesão por cima e leve para assar. Meu forno é elétrico e demorou 20 min. para ficar pronto.

0 comentários

Bolo de carne vapt-vupt e Quanto custa a carne???

Logo que mudamos para a Dinamarca e fui ao mercado me assustei com o preço da carne (aliás não só da carne, não da pra ficar comparando se não você não compra nada, mas a carne era um absurdo e ainda é). Não era só a carne de vaca não, simplesmente até carne moída aqui tem seu valor. O preço do kg da carne moída hoje está R$ 15,00 (teor de gordura de 6% a 10%). Com esse valor no Brasil da pra comprar 1kg de carne pra fazer bife (carne de primeira, sem gordura, ou com né, vai da preferência rs). Bom e esse valor aqui aumenta dependendo do tanto de gordura que a carne possui. Se tiver menos gordura a carne moída sai bem mais cara. Então, tivemos que ir por outros caminho, frango por exemplo (que também não é muito barato, mas é mais que a carne de vaca). Fiz frango de todos os jeitos e já estávamos quase voando de tanto comer as penosas rsrsrsr. Mudei pra carne moída e tive que inventar mais uma vez e uma das invenções foi essa daqui e junta tudo e coloca no forno. É muito rápida e pratica de fazer.

Ingredientes
- 500g de carne moída
- 1/2 cebola picadinha
- sal a gosto
- 1 tomate picadinho sem sementes
- 1 cheiro verde
- 1/2 lata de milho
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- 3 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
- 1 ovo
- 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
Bom é isso que eu uso basicamente, mas se quiser pode incrementar, colocar mais tempero, ai fica a gosto  (queijo eu já tentei colocar mas ele derrete todo e sai da carne, é como se não tivesse colocado, por isso as vezes uso o parmesão quando quero um gostinho de queijo).

Preparo
Não tem segredo é juntar tudo, misturar com as mãos mesmo, colocar em uma travessa ou então moldar para que fique um bolo (como eu faço). Polvilhar queijo parmesão por cima e levar ao forno pré aquecido até dourar. Depois que dourou eu tiro do forno, corto em pedaços e deixo mais um pouco no forno. Depois é só servir.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011 0 comentários

Cabelos brancos nunca mais!!!


L'Oréal anuncia que vai lançar pílula que previne cabelos brancos. Você tomaria?


Quem já se olhou no espelho e viu lá no meio de tantos fios de cabelo um totalmente branco? Eu , euzinha, a um mês atrás e fiquei meio que em estado de choque. Estou com 31 anos e até hoje não tinha nenhum fio de cabelo branco. Arranquei o danado na hora!!! :( Eu sinceramente acho horrível mulher de cabelo branco, totalmente branco, grisalhos tem alguns bonitos (ainda bem que isso nunca foi moda e creio que nunca vai ser). Se bem que a Meryl Streep estava bem charmosa no filme O Diabo Veste Prada (também com aquele glamour, as roupas que vestia, a maquiagem...). Mas para a vida real mesmo não acho legal. Comecei a pensar e a pedir a Deus que inventassem algo para os cabelos não ficarem brancos. Odeio pensar na ideia de pintar os cabelos por obrigação. Sem falar que muda totalmente a textura dos cabelos.  Já pintei várias vezes, mas por curtição, para melhorar o visual, já fiz luzes...nunca para cobrir fios brancos por exemplo. Aí abro hoje o site da Gloria Kalil e está estampadada a notícia. Parecia que era pra mim que ela havia postado :) A empresa L'Oréal está estudando lançar nos próximos 4 anos (não sei se meus cabelos aguentam até lá, mas...) uma pílula que impede o crescimento dos fios branco (tão indesejáveis por sinal). Seria um comprimido que a pessoa tomaria como um suplemento diário. Eles dizem que ela não será cara e deve ser tomada antes do cabelo ficar branco, eles acham que ela não tem esse poder de reverter o processo, apenas de prevenir (sniff, meus cabelos tem que durar sem branquinhos até lá por favor, por favor, por favor...). O cabelo branco aparece quando o corpo deixa de produzir uma enzima chamada TRP-2. Então, eles estão testando uma enzima derivada de frutas para garantir o mesmo efeito que TPR-2 a longo prazo. 

EU TOMARIA, TOMARIA E TOMARIA SIIIIIIMMMMM!!! (pretendo tomar né, vamos ver se meus cabelos vão aguentar até a pílula surgir no mercado) rs

0 comentários

Arroz carreteiro e mousse de limão da Mari Miorim

Fez churrasco e sobrou carne?? Sem problemas!!! A amiga gauchinha me deu uma receita de arroz carreteiro. Então vamos lá:

Ingredientes
- Sobras de carne de churrasco cortadas em cubos
- Cebola picada
- Alho picado
- Tomate picado
- Pimentão picado
- Arroz (cru ainda)
-Cheiro - verde picado (para quem gostar)
Preparo
Em uma panela acrescente um pouco de óleo e refogue a cebola, o alho, os tomates e os pimentões. Deixe fritar um pouco. Acrescente a carne em cubos e depois coloque o arroz. Tempere com sal a gosto, coloque água e deixe cozinhar como um arroz normal. O ideal é deixar bem molhadinho. Ela disse que quando faz é no "olhometro"então, não sabe quantidades. Mas não é nada difícil né gente. 

Obs.: Normalmente se usa charque para fazer esse arroz (sinceramente eu não gosto muito, odeio carne com gordura). Adorei a ideia dela com as sobras de churrasco!!!

Para arrematar, ela me ensinou a Mousse de Limão
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- Suco de 2 limões
Preparo
Mari disse que usa o "muque"nessa hora e bate tudo à mão. Depois é só colocar em um refratário e levar à geladeira por 3 horas. Para enfeitar ela usa raspas de limão (melhor colocar depois de estar durinho para as raspinhas não afundarem). 

*Valeu Mari e se tiver mais receitinhas gostosas é só mandar. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer (sem chances de fazer churrasco aqui no outono rs). Mas pode ter certeza que na primeira oportunidade que eu tiver eu vou fazer. Bjos

Seguidores

 
;